Artigo de Equipa Automundo
03-09-2020

A 26 de agosto de 2020, saiu da linha de produção a primeira unidade de produção em série do GR Yaris. A linha de produção da fábrica de Motomachi em Toyota City, no Japão é totalmente nova. E foi projetada para as necessidades específicas de produção do novo desportivo. De acordo com a filosofia Kaizen da Marca nipónica, o regresso da Toyota à produção no Japão de carros desportivos criou a oportunidade para os engenheiros melhorarem os processos de produção que são específicos do GR Yaris. Adicionalmente, a Toyota Gazoo Racing (TGR) aproveitou a oportunidade para criar o que designa de fábrica GR. Nada mais é do que uma instalação dedicada à produção de carros desportivos GR.

Leia ainda: Hongqi S9, o superdesportivo híbrido chinês vai sair do papel

A fábrica compreende várias células de montagem distintas, conectadas por veículos guiados automaticamente (AGVs) e inclui novas linhas de montagem. Estes processos permitiram a produção de carroçarias com elevada rigidez, essenciais para carros desportivos. E garantem uma montagem com superior precisão – ambas difíceis de alcançar em linhas de produção em série com grande volume.

Veja o vídeo:

Primeiras entregas estão previstas novo Toyota GR Yaris para final de 2020

Fiel à sua convicção de desenvolvimento de pessoas, a Toyota Gazoo Racing reuniu nesta fábrica técnicos altamente qualificados. Conhecidos como Takumi, estes experientes membros da equipa são bem conhecidos pelas suas habilidades excecionais de perícia artesanal e busca incessante pela perfeição. Esta nova fábrica da TGR também é usada para o treino técnico e de qualidade de colaboradores noutras fábricas de produção da Toyota.

Veja também: Peugeot apresenta o novo 3008 e aposta em mais equipamento e design moderno

Nascido do WRC, o GR Yaris é um desportivo único com uma carroçaria específica de três portas. Conta com uma plataforma dedicada e emprega alumínio em várias zonas da carroçaria para baixar o centro de gravidade e o peso (apresentando apenas 1.280 kg). Alimentado por um novo e leve motor Turbo de 1,6 litros, com 261cv. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 230km/h. Após o bem-sucedido lançamento de reservas online em Portugal em Julho de 2020, as primeiras entregas estão previstas para final de 2020 / início de 2021.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top