Artigo de Equipa Automundo
29-04-2023

A BorgWarner decidiu pegar num Ariel Nomad e trocar o seu propulsor Honda por um par de motores elétricos. Todo o trabalho foi desenvolvido em apenas seis meses, rapidez possibilitada pela construção do Nomad com boa acessibilidade aos principais componentes. Assim, esta foi uma das principais razões da sua escolha como base de projeto.

Ariel Nomad elétrico é exemplar único

“O nosso novo veículo de demonstração simboliza na perfeição a posição de liderança que a BorgWarner tem na eletrificação e providencia uma excelente forma de mostrar as nossas capacidades, bem como de colaborar com outros parceiros da indústria”, disse Hakan Yilmaz, vice-presidente e diretor técnico da BorgWarner.

Leia ainda: Carlo Abarth dá o nome a rua em Turim

Um dos benefícios da eletrificação do Nomad é a superior resposta da direção graças à tecnologia torque vectoring. O sistema de controlo da temperatura é igualmente inovador e utiliza uma bomba elétrica para refrigerar os inversores e o pack de baterias de 30 kWh. A potência total do sistema é 200 kW, cerca de 286 cavalos. O Nomad elétrico utiliza um motor elétrico em cada uma das rodas traseiras e dispõe de travagem regenerativa para aumentar a autonomia.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados