Artigo de Guilherme André
11-09-2019

Os salões dedicados ao automóvel costumam mostrar ideologias extravagantes de todas as marcas. Em 2019, a Audi revelou o quarto membro da família de concepts (depois dos Aicon, PB18 e AI:ME), o AI:Trail Quattro. Este combina, por estranho que pareça, capacidades todo-o-terreno de assinalar e condução autónoma.

Leia ainda: Land Rover Defender, o renascer de uma lenda do todo-o-terreno

O concept tem a forma de uma espécie de “buggy do futuro” com propulsão elétrica. De facto, o AI:Trail está equipado com quatro motores movidos por eletricidade que transmitem 429 cv de potência às quatro rodas. Para além disso tem uma distância ao solo de 34 cm o que lhe garante uma boa versatilidade.

A Audi fez um bom trabalho na redução do peso deste concept

Tendo em conta todo o material elétrico e uma bateria de iões de lítio, é de salientar o bom trabalho na redução de peso. Graças à utilização de materiais leves este concept pesa apenas 1750 kg. Segundo o comunicado, a autonomia varia entre os 400 e os 500 km mediante o tipo de terreno. Ainda assim, caso faça um todo-o-terreno “agressivo”, o valor diminui para os 250 km.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Por fim, este AI:Trail Quattro recebe o nível quatro de condução autónoma em via pública, ou seja, é o segundo melhor de acordo com a escala internacional. No entanto, fora de estrada desce para nível três e apenas está disponível em baixas velocidades.

Percorra a galeria e conheça o novo AI:Trail Quattro.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados