Audi S8 foge ao Diesel com um poderoso V8 de 571 cv
Apesar das últimas versões desportivas da Audi estarem equipadas com motores Diesel, o modelo topo de gama recebe um tratamento diferente. O S8 está equipado com um motor V8 bi-turbo com 571 cv e sistema mild-hybrid de 48V.
A Audi adicionou à sua gama a variante mais desportiva do executivo de topo, o S8. Este, ao contrário dos últimos “S” apresentados – S6, S7, SQ5 e SQ8 – recebe um motor a gasolina. O poderoso 4.0 litros V8 TFSI bi-turbo, partilhado com a Porsche e Bentley, produz 571 cv e 800 Nm de binário distribuídos às quatro rodas pela tração integral Quattro.
Veja também: Volkswagen Passat renova-se e já tem data para chegar a Portugal
Para além disso, o S8 vem equipado com o sistema mild-hybrid de 48V. Este sistema recorrente nos mais recentes veículos da casa alemã permite, de acordo com a Audi, uma poupança nos consumos que ronda os 0,8 l/100 km. Por fim, dispõe ainda de sistema de desativação de cilindros.
Equipamento de topo
Ao nível mecânico a berlina executiva está equipada com a “predictive active suspension” de série. Em suma, é uma suspensão a ar adaptativa que sobe ou desce cada roda de forma indepentende, ajustando-se às imperfeições da estrada reduzindo o balancear de carroçaria, melhorando assim, o conforto.
Leia ainda: Aston Martin mostra os dois primeiros modelos elétricos da marca
Ainda de série, o S8 conta com as rodas traseiras direcionais e o diferencial desportivo. Já na lista de opcionais, a Audi disponibiliza jantes de 21 polegadas com um desenho específico e a possibilidade de instalar discos carbocerâmicos.
Imagem mais desportiva
Comparativamente com a versão base do A8, esta versão distingue-se por para-choques redesenhados conferindo uma imagem mais desportiva. Por fim, as quatro ponteiras de escape libertam todo o “rugir” do V8. Contudo, tratando-se de um modelo executivo, o fabricante alemão instalou uma tecnologia que reduz a sonoridade agressiva de um V8.
Por enquanto, ainda não se sabe qual será o preço do novo Audi S8 para Portugal. Contudo, se olharmos para o preço do Audi A8 50 TDI que é de 123 mil euros, podemos esperar um valor alguns milhares mais elevado. A versão mais desportiva do topo de gama da Audi ainda não tem data prevista de chegada ao mercado português.
Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook
Percorra a galeria e veja as fotos do novo Audi S8.
Fotos: netcashow