Artigo de João Isaac
10-08-2019

A Bentley decidiu colocar mãos à obra e fazer renascer um modelo perdido desde 1939, durante um bombardeamento da segunda guerra mundial em território francês. Este “novo” Corniche de 1939 implicou uma construção de raíz, uma vez que o exemplar perdido há 80 anos era único. O Corniche agora recriado é um bom exemplo da capacidade de execução da divisão de personalização da Bentley, a Mulliner.

Desaparecido, até agora

O Corniche foi inicialmente concebido para ser uma versão de maior performance do Bentley MkV. O seu design representa um grande avanço da marca e introduz, igualmente, o conceito de “streamlining”. Assim, com uma maior preocupação com a aerodinâmica, a performance saiu beneficiada, especialmente a velocidade máxima. Esta inovação influenciou muito o desenvolvimento de modelos pós-guerra como o R Type Continental.

Leia ainda: SC1 Vision Concept é a visão do futuro elétrico da Karma Automotive

O Corniche original esteve envolvido num grande acidente durante os testes de desenvolvimento em França. Depois de reparado, voltou a sofrer um novo acidente, desta vez mais grave. O chassis regressou à Bentley mas a carroçaria, que tinha ficado para trás para reparações, acabou por ser destruída durante um bombardeamento alemão em Dieppe, já depois dos trabalhos estarem terminados. Tudo isto porque um erro burocrático nas docas ditou que a carroçaria não sairia de França, ficando armazenada até nova tentativa de envio.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Assim, e de forma a celebrar o seu centenário, a marca britânica decidiu reconstruir este ícone utilizando os desenhos técnicos originais, bem como componentes do Corniche e do MkV. A carroçaria foi refeita e é idêntica à original em todos os detalhes. O Corniche será exposto ao público, pela primeira vez, durante o Salon Privé no Palácio Blenheim em setembro. Vai também integrar a coleção Heritage da Bentley, juntando-se aos 8 Litre e Birkin Team Blower.

Percorra a galeria e veja as fotos do Bentley Corniche de 1939 renascido pelas mãos da Mulliner.

Fotos: Bentley

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados