Artigo de João Isaac
27-05-2019

A BMW levantou totalmente o véu sobre o novo Série 1 e inicia uma nova era para o compacto premium. A grande novidade da terceira geração do modelo é o abandono da tração traseira. Com a nova configuração “tudo à frente”, a marca alemã quis beneficiar a habitabilidade do seu familiar. Assim, no banco traseiro, há mais espaço para os passageiros em todas as direções. A capacidade da mala também cresceu relativamente à geração anterior.

Por fora, a frente incorpora a nova grelha de maiores dimensões. Pela primeira vez na história do Série 1, os “rins” encontram-se unidos ao centro. De perfil, é a linha de cintura ascendente a responsável pela desportividade do design, assim como os reduzidos vãos dianteiro e traseiro. Atrás, o design dos farolins acentua a sensação de largura da carroçaria. Aqui, outra estreia do Série 1, uma vez que pode estar equipado com portão de abertura elétrica.

BMW garante que prazer de condução se mantém

Relativamente a motores, do lado dos Diesel, a oferta inicia-se com a versão 116d que utiliza um motor de três cilindros 1.5 lt, com 116 cavalos. Acima surgem as versões 118d e 120d, ambas com um motor 2.0 lt de quatro cilindros. O 118d oferece 150 cavalos e o topo de gama dos Diesel, associado à tração integral xDrive, disponibiliza 190 cavalos.

Quanto a motores a gasolina estão disponíveis duas versões. O 118i com 140 cavalos e que usa um motor tricilíndrico 1.5 lt, e o mais potente de todos os novos Série 1, o M135i xDrive. Esta versão perde o muito elogiado motor de seis cilindros em linha da BMW, mas ganha o quatro cilindros mais potente de sempre da marca bávara. O seu motor sobrealimentado 2.0 lt debita 306 cavalos. Com o contributo da tração total, o M135i acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

Leia ainda: Quinze anos depois, o Toyota Camry está de regresso

Mesmo perdendo a tração traseira, a marca de Munique declara que o seu novo Série 1 se assume como uma nova referência dinâmica entre os compactos de tração dianteira. Os engenheiros da marca desenvolveram o chassis durante 5 anos e nele aplicaram toda a experiência adquirida através doutros modelos. O novo BMW Série 1 chega ao mercado já em setembro.

Percorra a galeria e veja as fotos do novo BMW Série 1.

Fotos: BMW

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados