Artigo de Equipa Automundo
04-12-2020

O segmento elétrico continua a ser uma das fortes apostas do mercado automóvel. No caso da BMW esta aposta traduz-se no lançamento do BMW iX, um carro totalmente elétrico, automático e conetado. Trata-se da primeira aposta da marca bávara centrada num novo design, sustentabilidade e também luxo.

Leia ainda: 5 dicas para vender o carro à primeira tentativa

O BMW iX chega ao mercado com a tecnologia 5G do BMW eDrive, que se aplica aos dois motores elétricos, e ainda com a tecnologia de carregamento e a bateria de alta tensão. Estes pormenores traduzem-se numa maior eficiência do modelo. Esta unidade de potência foi criada de forma sustentável, sem que tenham sido utilizadas matérias-primas fundamentais.

BMW iX tem produção de fábrica prevista para 2021

De acordo com as informações mais recentes, consegue desenvolver uma potência máxima de mais de 370 kW/500 HP. Estamos a falar de valores que permitem que o BMW iX vá dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos. Outro detalhe importante é o facto de existir o objetivo de que o consumo de energia elétrica seja consideravelmente mais baixo, com menos de 21 kWh por 100 km no ciclo de teste WLTP. O que significa que poderá ter um alcance superior aos 600 kms no mesmo ciclo. A BMW salienta que estes números estão previstos de acordo com a atual fase de desenvolvimento do modelo.

Ainda não são conhecidos preços nem data de lançamento

No que à bateria diz respeito, a nova tecnologia de carregamento do BMW iX permitirá um carregamento rápido até 200 kW. 10 a 80 porcento da capacidade poderá ser carregada em menos de 40 minutos. Com 10 minutos de carga, o carro fica com energia para mais 120 quilómetros. As novidades da marca bávara não se ficam por aqui. De acordo com a BMW o nível de poder de computação foi trabalhado para processar 20 vezes mais o volume de dados dos modelos anteriores. O BMW iX tem ainda capacidade para processar o dobro da quantidade de dados sensoriais. Apesar de ainda não serem conhecidos preços nem datas de lançamento, o BMW iX deverá começar a ser produzido na fábrica da BMW em Dingolfing, Alemanha, a partir do segundo semestre de 2021.

Percorra a galeria e fique a conhecer o BMW iX.

Fotos: Reprodução BMW

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top