Artigo de Guilherme André
16-10-2019

A BMW decidiu investir, pela primeira vez, num formato de coupe de quatro portas compacto. De facto, depois de assistir ao sucesso da Mercedes-Benz com o CLA, a marca bávara decidiu criar um rival à altura: o BMW Série 2 Gran Coupe. Um dos principais destaques é a adesão à tração dianteira, tal como o Série 1.

Este novo modelo adota linhas desportivas com o tejadilho a descair até à secção traseira e vidros sem molduras. Para além disso, destaque para a dianteira com uma imagem muito idêntica ao novo Série 1. Também de salientar o visual dos farolins rasgados, quase até ao centro da bagageira. Já os faróis são LED de série.

Leia ainda: Hyundai mostra toda a sua gama ecológica no Porto

Ao nível de dimensões, o Série 2 Gran Coupe garante 2670 mm de distância de eixos. Passando para o comprimento, este novo modelo ultrapassa os 4,5 m (4526 mm), enquanto cifra 1,8 m de largura e 1,42 m de altura. Com estas dimensões a bagageira suporta 430 litros de capacidade.

O novo modelo recebe a tração dianteira como o Série 1

A marca bávara parece estar a querer “reeducar” os seus consumidores ao apresentar o segundo compacto com tração dianteira. De facto, este BMW Série 2 Gran Coupe adota a mesma base do Série 1, partilhando também alguns componentes. Ainda assim, o fabricante garante que vão existir variantes equipadas com o sistema XDrive (tração integral), algo que se assiste nas versões mais potentes M.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Continuando na parte mecânica, este novo modelo recebe o sistema ARB, ou seja, um limitador de derrapagem de roda. No caso do mais potente M235i, os clientes podem contar com um diferencial mecânico Torsen, direção com afinação M Sport e travagem mais eficiente. Para além dos vários reforços estruturais, o Série 2 Gran Coupe tem suspensão traseira multilink, algo que deve garantir uma boa dinâmica.

Veja o vídeo:

BMW Série 2 Gran Coupe vai ser lançado com três opções de motorização

O Gran Coupe vai ter três diferentes motores numa primeira fase de lançamento, dois a gasolina e um a Diesel. A versão 218i recebe o três cilindros 1.5 de 140 cv que pode vir associado à caixa manual de seis velocidades ou a automática de dupla embraiagem com sete relações. Já o mais potente M235i, está equipado com o quatro cilindros em linha 2.0 que debita 306 cv acoplado à transmissão de oito velocidades Steptronic Sport. Por fim, a opção Diesel 220d é composta pelo quatro cilindros em linha 2.0 que debita 190 cv.

Veja também: Harley-Davidson Low Rider S mantém legado da marca dos anos 80

Passando para o interior, é caso para dizer “eu já te vi em algum lado”. De facto, o Série 2 Gran Coupe recebe vários componentes do Série 1. Assim, destaca-se o ecrã tátil central de 10,25 polegadas opcional, head-up display e controlo vocal ou por gestos. A assistência à condução é alargada, com destaque para o alerta de saída de faixa ou cruise control ativo.

A demonstração ao público do novo BMW Série 2 Gran Coupe vai acontecer no Salão Automóvel de Los Angeles, já no próximo mês de outubro, enquanto a chegada ao mercado deve acontecer nos primeiros meses de 2020.

Percorra a galeria e conheça os detalhes do novo modelo compacto da BMW.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados