Artigo de Equipa Automundo
01-10-2020

A Bridgestone foi selecionada como fornecedora exclusiva de pneus para o MC20, o novo superdesportivo da Maserati. Esta colaboração entre dois líderes da indústria conquista novos territórios, com a Bridgestone a aprimorar as incríveis capacidades do novo MC20 da Maserati através do desenvolvimento dos pneus premium personalizados Potenza. Na fase de desenvolvimento do seu surpreendente MC20, a Maserati exigia um pneu desportivo premium que pudesse oferecer um desempenho excecional. A Bridgestone, parceira de longa data da Maserati, respondeu ao briefing e transformou-o em realidade com os pneus Potenza feitos sob medida.

Alpine A110S, o desportivo puro e duro com a elegância do passado

O MC20 apresenta as mais recentes inovações técnicas e de engenharia da Maserati e marca uma mudança de geração no desempenho em relação aos modelos anteriores. A Bridgestone desempenhou um papel significativo na melhoria da capacidade de alto desempenho do MC20 com os seus pneus Potenza sob medida, que apresentam um design de banda de rodagem assimétrico para uma resposta de direção aprimorada e estabilidade nas curvas, um composto de banda de rodagem recém-desenvolvido que melhora a aderência e uma estrutura de coroa interna que distribui pressão de forma uniforme nas curvas. Combinados, esses elementos fornecem um pneu de alto desempenho que oferece uma combinação ideal de controlo, velocidade e estabilidade que melhora o desempenho geral do supercarro.

Triunfos do automobilismo nascidos em Itália

A parceria de longo prazo entre a Bridgestone e a Maserati tem raízes na história do automobilismo. Os pneus Potenza da Bridgestone nasceram de uma longa associação com as corridas de Fórmula 1, enquanto o MC20 marca um regresso às raízes da Maserati nas corridas. Alcançar resultados incríveis dentro e fora da pista faz parte do DNA pioneiro de ambas as empresas.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

Tanto a Bridgestone quanto a Maserati usaram centros de P&D internos e tecnologia de desenvolvimento virtual inovadora para desenvolver e testar o novo MC20 e os seus pneus sob medida. Através da sua tecnologia de modelagem virtual de pneus, a Bridgestone também reduziu a duração do processo de desenvolvimento, limitando o seu impacto ambiental, usando menos recursos e reduzindo o tempo de lançamento do projeto no mercado. Isso contribuiu para um processo mais eficiente, com o design do MC20 a ser produzido aproximadamente em 24 meses. Para ambos os líderes do setor, a incorporação de tecnologias inovadoras e sustentáveis é uma prioridade, com uma variante elétrica do MC20 planeada para chegar ao mercado num futuro próximo.

A falar sobre anúncio esteve Steven De Bock, VP de Produtos de Consumo de Reposição e OE da Bridgestone EMIA: “Totalmente desenvolvidos, testados e fabricados na Europa, estes pneus Potenza personalizados foram projetados para atender às altas exigências da Maserati. Colaborando mais uma vez com a Maserati, desenvolvemos de forma especial um pneu Potenza que permite que o MC20 da Maserati transmita a sua potência, controlo e capacidades desportivas.”

Seat Leon Cupra R ST, a carrinha que nunca vai ver no retrovisor

“O projeto MC20 é o mais recente capítulo da relação pioneira entre a Bridgestone e a Maserati. Ambos partilhamos a mesma paixão por inovação e excelência, e queremos oferecer aos nossos clientes produtos premium que entreguem resultados excecionais. Ambos projetados em Itália, o novo Maserati MC20 e os pneus Bridgestone Potenza sob medida são a combinação perfeita um para o outro. A Bridgestone projetou um pneu desportivo capaz de suportar e melhorar o incrível desempenho do MC20”, disse Federico Landini, responsável pela linha de veículos desportivos da Maserati.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top