Artigo de Guilherme André
07-12-2019

A Volvo decidiu lançar-se no mundo dos elétricos com o XC40 Recharge. De facto, este é um grande passo para a marca sueca que já conta com toda a gama eletrificada. No entanto, Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo, declarou à Autonews Europe que houve alterações de última hora por causa da… Tesla. O diretor admite que a Volvo fez uma alteração, quase de última hora, relacionada com a capacidade de bateria.

Leia ainda: Este Nissan GT-R50 custa quase um milhão de euros e já tem data de lançamento

“Pensámos que tínhamos um bom equilíbiro de custo e capacidade, mas quando observámos o Model 3 dissemos: Talvez estejam certos [a Tesla]”, afirmou o Green. De relembrar que o Tesla Model 3 tem uma variante com bateria superior a 70 kWh, e por isso, “aumentámos o tamanho da bateria”, salientou.

Veja o vídeo:

Volvo XC40 tinha bateria na “casa” dos 60 kWh

Aproveitou a ocasião para revelar que o fabricante sueco tinha uma capacidade inicialmente programada perto dos 60 kWh, um valor bem inferior aos 78 kWh com que o veículo foi apresentado. “Por isso instalámos alguns módulos extras. Aumentou o preço, mas também a autonomia”, disse Green. Assim, os 400 km de autonomia do XC40 Recharge estão bem próximos dos 409 km da versão base do Tesla Model 3.

Veja também: McLaren confirma supercarro híbrido plug-in mais veloz do que o P1

Por fim, Henrik Green falou ainda das inseguranças em partir para um elétrico. “não estava tão confiante quando foi tomada a decisão há três anos” de começar a desenvolver o Volvo XC40. “Pensei que era muito mais uma aposta de risco, mas agora acredito que acertamos”, terminou.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados