Artigo de Equipa Automundo
30-09-2024

Tornou-se viral o vídeo em que um homem aparece a conduzir um BYD Yuan Plus enquanto o mesmo é carregado em movimento. Algo que acontece graças a um painel solar colocado no tejadilho da viatura. E isto foi o que bastou para se dar início a uma discussão. Afinal, um carro elétrico podem ser carregados em movimento com recurso a um painel solar?

Leia ainda: Xpeng Mona M03 vende 10 mil unidades em 52 segundos e já lhe chamam assassino da Tesla

Tesla Model S pega fogo sozinho

A verdade é que este cenário é impossível. Tal como explica a própria BYD ao AutoPapo. “Os carros da BYD não carregam em movimento. Portanto, a história do painel solar não seria possível nos veículos da marca”, pode ler-se na resposta da marca chinesa. Que apela ainda a que não seja efetuadas alterações nos veículos. Além de poder colocar a segurança dos ocupantes em risco é algo que faz com que o carro perca a garantia.

Apesar da resposta da BYD, será que a ideia de ter um painel solar no carro seria uma ideia a ter em conta? Esta é uma ideia que não tem grandes pernas para andar. Porque, para que as viaturas fossem carregadas de forma eficiente seriam necessários painéis solares muito maiores do que os carros.

Mas existem carros com painéis solares no teto

Agora, é o momento do texto em que o leitor poderá dizer que já existem carros com painéis solares no teto, como é o caso do Nissan Leaf. Só que o pequeno painel tem a função de manter a bateria de 12 volts com carga. E esta é usada para controlar os acessórios do carro, como o ar condicionado. Também o Audi A8 e o RS6 contam com placas fotovoltaicas. As mesmas serviam para que pudesse usar o ar-condicionado com o carro desligado. Algo útil caso o mesmo estivesse estacionado ao sol. Assim, podia manter o habitáculo fresco sem ter o carro ligado ou sem ficar sem bateria.

Fotos: Reprodução Instagram

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados