Artigo de Bruno Seruca
10-02-2025

Longe vão os tempos em que a ida a um stand servia para escolher entre um qualquer carro a combustão. Assim, algumas das informações que os condutores mais queriam saber eram quais os cavalos de potência da viatura e quantos quilómetros eram feitos por litro de combustível. Agora, com o crescimento do mercado de carros elétricos, existem outros dados a ter em conta. Falamos dos kW e dos kWh.

Leia ainda: BYD ultrapassa vendas da Tesla em Portugal

Réplica de Tesla Cybertruck custa apenas 10.500 e é um fenómeno

A verdade é que muitas pessoas têm dificuldade em converter kW para cavalos de potência e kWh para km/l. Ainda assim, nada disto tem que ser uma dor de cabeça. A primeira coisa a ter em mente, como salienta o Auto Papo é que os kW medem a potência do motor de um carro elétrico. Já os kWh dão a conhecer quantos kW é que a bateria fornece por hora. Ou seja, é o equivalente ao depósito de combustível de um carro a combustão.

Fazer a conversão é muito simples

Vamos começar pelos kW. Existe, como refere a publicação, uma forma simples de fazer a conversão. Pode dizer-se que cada 100 kW são equivalentes a 126 cavalos de potência. Ou seja, o kW rende um terço mais. No caso dos kWh as medidas podem oscilar. Ainda assim, uma bateria de 50 kWh dá ao carro elétrico uma autonomia de 400 quilómetros. Já com 100 kWh pode percorrer 800 quilómetros. Ainda assim, salienta o Auto Papo, estes valores são indicativos daquela que será a autonomia da viatura.

Fotos: Shutterstock

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados