Artigo de Guilherme André
04-02-2020

Com o início de 2020, os números voltaram novamente ao zero. Assim, o primeiro mês do ano ditou um total de 17 504 veículos vendidos. Este número representa menos 8,5% face ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Dissecando este número, percebemos que o segmento de ligeiros de passageiros representou 82% do mercado. Nesta parcela foram vendidas 14 423 unidades, um decréscimo de 8% relativamente ao período homólogo.

Leia ainda: Estes são os 10 carros mais bonitos da década de acordo com a matemática

Quanto ao ranking de marcas, de salientar a liderança passou para a Peugeot. A marca gaulesa do grupo PSA vendeu 1605 unidades. No segundo lugar surge a surpreendente premium Mercedes-Benz com um total de 1461 automóveis vendidos. A fechar o pódio está a Renault com 1330 unidades matriculadas. De ressalvar o crescimento de 12,5% da BMW que vendeu 1073 veículos em janeiro, algo que coloca a marca alemã no quarto lugar. No segmento de marcas de luxo, a Porsche leva a melhor ao vender 95 unidades, ou seja, um número superior à Jeep (53 veículos) ou Smart (51 carros).

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

Carros elétricos cresceram 35% face ao período homólogo em 2019

Por fim, quanto aos destaques, é preciso mencionar o crescimento de vendas nos veículos de baixas emissões. Nos híbridos plug-in, as vendas subiram uns expressivos 162%, um valor histórico para este tipo de propulsão. Quanto aos elétricos, foram vendidos 878 automóveis, um crescimento de 35% face ao período homólogo, de acordo com os dados ACAP. Assim, a Renault foi a grande impulsionadora deste número ao entregar 230 veículos, seguido pela Nissan (205  carros elétricos) e a Peugeot (90 elétricos). Quanto à Tesla, “apenas” entregou 33 veículos, o que representa o oitavo lugar no arranque do ano. No total, o segmento de veículos eletrificados já supera os 10% de quota de mercado.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados