Artigo de Equipa Automundo
27-05-2024

É a grande novidade do mercado automóvel para este ano. É já a partir de julho que os carros novos passam a ser obrigados a contar com um sistema em tudo equivalente à caixa negra dos aviões. Algo que irá ser extremamente importante para que se perceba tudo aquilo que aconteceu num acidente de viação.

Leia ainda: Conheça as 8 marcas de carro mais fiáveis

Bugatti cria relógio de luxo que custa quase um milhão de euros

Trata-se do sistema EDR (deteção e resposta de endpoint) e é visto como um bom avanço no que à segurança dos automóveis diz respeito. Assim, a partir de julho, as viaturas novas passam a recolher um vasto leque de informações relacionadas com a circulação com a viatura. Além de funcionar de forma preventiva, porque os condutores sabem que tudo fica guardado, é algo que também ajudará a desvendar o que aconteceu num acidente.

Importante em caso de acidente

Assim, na sequência de um acidente será possível saber com precisão a velocidade no momento do impacto. Bem como a variação de velocidade nos cinco segundos anteriores ao acidente. Também será possível saber se o travão foi ativado. E ainda qual a rotação do volante. Sendo que estas são apenas algumas das informações recolhidas. É também importante salientar que nem o condutor nem qualquer entidade conseguirá apagar as informações que constam no sistema EDR.

Fotos: Shutterstock

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados