Artigo de Guilherme André
26-09-2019

Atualmente, uma das principais debilidades de um veículo elétrico é a fraca autonomia. No entanto, começam a surgir algumas soluções para combater este problema e, a mais recente, recorre a painéis solares. É um facto que já existem veículos que utilizam esta solução, como por exemplo o Toyota Prius, no entanto, não são tão eficazes como o protótipo da chinesa Hanergy.

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Esta empresa dedicada ao desenvolvimento de painéis solares extrafinos, está a estudar uma tecnologia que permite a um veículo elétrico andar 30 dias sem carregar. Segundo os dados recolhidos pela empresa, cerca de 20 quilómetros diários de condução só com energia solar é, em média, o suficiente para a deslocação casa-trabalho-casa todos os dias.

O veículo elétrico reteve 60% da bateria no fim de 30 dias de testes

Isto só é possível devido à grande eficiência dos painéis fotovoltaicos com uma película extrafina de Arsenieto de gálio (GaAs). A empresa instalou esta tecnologia no tejadilho do veículo elétrico. De acordo com a Hanergy, o carro precisa de cinco a seis horas de exposição solar para restabelecer os níveis de autonomia.

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Por fim, a bateria do primeiro exemplar de testes mostrou dados que comprovam o que foi dito em cima. Depois de 30 dias de ensaios dinâmicos, o protótipo registou 60% de carga e entre 60 a 80% entre cada teste.

Veículos elétricos banidos das provas de arranque cronometrado. Veja o vídeo:

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