Artigo de Equipa Automundo
30-04-2021

A Citroën apresenta o C5 X, o seu novo topo de gama que renova o segmento dos grandes estradistas, adotando um design original que combina o estilo de uma berlina com o de uma break, numa proposta inovadora, na mais pura tradição Citroën. Este novo tipo de silhueta, disponível com motorizações a gasolina ou híbridas plug-in, exprime a modernidade, o estatuto e a inovação, traduzindo as verdadeiras expectativas dos clientes do segmento dos grandes automóveis, bem como os dos SUV. O C5 X inova ao introduzir, em estreia mundial, a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, elemento que reforça, ainda mais, a sensação de viajar a bordo de um tapete voador, sensação intimamente ligada à história da Citroën.

Leia ainda: Tesla Cybertruck e mais 12 carros que surpreenderam pelo design

Traduz um verdadeiro convite a viajar, aproveitando o seu habitáculo do tipo lounge, com o conforto reconhecido dos bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade inigualável, em particular na segunda fila. A bagageira, com um volume líquido de 545 litros e um acabamento superior, responde, perfeitamente, às necessidades dos clientes do segmento das carroçarias do tipo break. A versão híbrida plug-in, com o sistema ë-Comfort combinado com a condução em modo elétrico no quotidiano, aumenta a sensação de serenidade a bordo.

Veja também: Vespa comemora 75º aniversário com série especial

O bem-estar sentido a bordo é reforçado pelas tecnologias de ponta que simplificam a utilização do automóvel, como o Head Up Display mais abrangente e o leque de equipamentos de assistência à condução que reduzem a carga mental do condutor, tais como o Highway Driver Assist ou o novo interface de comunicação e entretenimento através do ecrã tátil de alta definição com 12’’, com reconhecimento de voz natural, personalizável com widgets, tal como num tablet

Uma silhueta moderna e inovadora

A silhueta do C5 X impõe-se imediatamente: assertiva, bem assente sobre as rodas, robusta e distinta. Renovando, por completo, os códigos do segmento D, recorre a uma silhueta bem afirmada que combina as linhas de uma berlina e de uma carroçaria do tipo break, bem como com elementos que tornam os SUV apelativos. É uma silhueta nova, em que foi dada especial atenção ao desempenho aerodinâmico.

O seu capô longo, as linhas fluídas e aerodinâmicas, a linha de cintura elevada e os guarda-lamas traseiros rebaixados acrescentam distinção e dinamismo, elementos que fazem a ligação a automóveis topo de gama históricos da Citroën. A sua porta traseira, outra característica distinta dos grandes modelos da marca, oferece toda a praticidade de uma carroçaria break: tem uma abertura ampla e funcional, bem como piso de carga baixo, permitindo uma utilização fácil e prática no dia-a-dia.

Postura sobrelevada para um superior controlo da estrada

A sua postura sobrelevada, graças à superior altura ao solo quando comparada com a de uma berlina tradicional e às rodas com 720 milímetros de diâmetro, com pneus Tall & Narrow de 19’’ em grande parte das versões, permite uma posição de condução mais alta, oferecendo uma maior segurança e uma visibilidade superior, elemento muito apreciado pelos clientes do segmento SUV. Com uma distância entre eixos de 2.785 mm, capaz de proporcionar uma excelente habitabilidade no banco traseiro, o C5 X conta com dimensões exteriores generosas – 4.805 mm de comprimento, 1.865 de largura e 1.485 mm de altura – valores que o posicionam no centro do segmento D.

Assinatura luminosa moderna e tecnológica

O C5 X apresenta a nova assinatura luminosa da Citroën, em forma de “V”, quer à frente, quer atrás, desenho inaugurado pelo novo C4. Imediatamente reconhecível e associada à Citroën, esta assinatura luminosa e tecnológica integra projetores em LED em toda a gama. Visível tanto de dia como de noite, realça a silhueta invulgar do C5 X. O habitáculo do C5 X transmite uma sensação acolhedora de boas-vindas, de serenidade e espaço, num convite a viajar, com particular atenção aos detalhes e com conteúdos práticos sem precedentes. A elegância e o conforto, associados a uma tecnologia inovadora, mas discreta, são elementos-chave do seu confortável habitáculo, na mais pura tradição Citroën.

Tem um espaço lounge, num convite ao bem-estar e à serenidade

Fiel à filosofia de personalização da gama Citroën, o C5 X propõe ambientes interiores originais que permitem personalizar o habitáculo à imagem de cada cliente. Nele incluem-se materiais acolhedores, em harmonias refinadas, com uma verdadeira atenção aos detalhes. Os bancos Advanced Comfort do C5 X representam a referência em termos de conforto e permitem que os condutores se sintam como se estivessem em suas casas, nas suas salas de estar. Oferecem um nível de conforto e apelo visual únicos, graças a um acolchoamento especial, tal como num sobrecolchão. O conforto dinâmico e postural é oferecido por uma napa de alta densidade e por uma mousse, espessa e estruturada, que permite aos ocupantes sentirem-se relaxados, mesmo após as viagens mais longas.

Leia ainda: Mercedes-Benz C 220 d Station, a bela dama alemã por muitos desejada

Um elemento de verdadeira exclusividade, a suspensão Citroën Advanced Comfort do C5 X foi concebida para recriar o efeito de tapete voador de alguns modelos icónicos da Citroën, sendo capaz de superar todos os obstáculos, como buracos na estrada, passeios ou lombas. Na versão híbrida plug-in, o C5 X eleva o controlo ao patamar seguinte, fruto da integração da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort. Com três modos à escolha do condutor, o sistema de controlo da suspensão reforça a eficácia dos Batentes Hidráulicos Progressivos® ao contribuir com ainda mais suavidade ao rolar na estrada e ao oferecer uma maior eficiência, particularmente em curva.

A habitabilidade foi uma das principais preocupações da Citroën ao conceber o C5 X. À frente, os bancos confortáveis e o painel de instrumentos de leitura clara proporcionam um espaço habitável vasto e desimpedido. O banco traseiro convida os passageiros a relaxar, oferecendo um espaço excecional para as pernas, uma agradável sensação de liberdade em largura, bem como uma generosa altura livre de intrusões. Essa habitabilidade é ainda reforçada por uma apreciável luminosidade, graças à superfície vidrada a 360 graus, ao redor de todo o automóvel, inclusivamente nos vidros de custódia, bem como através do grande tejadilho panorâmico em vidro. Para tornar as viagens tão relaxantes quanto possível, foi dada especial atenção à acústica, com vidros acústicos laminados, dianteiros e traseiros, que proporcionam um excecional isolamento do ruído exterior.

Polivalente e prático no quotidiano

Os aspetos práticos foram considerados até ao mais pequeno detalhe durante o desenvolvimento do C5 X. Assim, de forma a apelar ao cliente europeu que tanto valoriza a versatilidade de utilização, a bagageira do C5 X foi concebida de acordo com o espírito de uma carroçaria break, quer nas suas dimensões, quer no seu acabamento exclusivo: uma capacidade de carga generosa, com volume líquido de 545 litros; piso plano com o rebatimento do encosto do banco traseiro, proporcionando um volume útil máximo de 1.640 litros; acesso de carga largo e funcional, com acesso baixo e paredes retilíneas. Uma chapeleira de enrolar, solidária com o portão traseiro, facilita a colocação de volumes, enquanto a abertura elétrica com função mãos-livres ajuda no acesso quando os braços estão ocupados. Todo o compartimento dos passageiros está equipado com espaços de arrumação inteligentes, especialmente desenvolvidos para armazenar ou esconder os objetos indispensáveis no quotidiano.

Modo elétrico para todos os dias e térmico se necessário

O C5 X propõe, igualmente, uma oferta adaptada a todos os tipos de utilização, para o quotidiano e para o inesperado, sem constrangimentos e em total liberdade: híbrido plug-in. Com uma potência de 225 cavalos, este híbrido oferece o prazer de arrancar e circular em total silêncio e sem emitir um único grama de CO2, com a possibilidade de circular durante mais de 50 quilómetros em modo zero emissões, uma autonomia em modo elétrico adaptada a grande parte dos trajetos diários dos utilizadores, até uma velocidade máxima de 135 km/h. É, assim, possível passar uma semana sem recorrer ao motor de combustão interna, realizando os percursos habituais e recarregando a bateria consoante a necessidade, em casa, no local de trabalho ou num posto público, mas com a liberdade de viajar para longe, aos fins de semana e feriados, sem se preocupar com a urgência do carregamento, aqui entrando em cena o motor de combustão interna, económico e eficiente.

Veja também: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos

O C5 X híbrido plug-in é um automóvel eletrificado, moderno e tecnológico, capaz de disponibilizar conforto e uma grande polivalência de utilização: a mobilidade em classe ë-Comfort, perfeitamente isolada da estrada e do mundo exterior, em total serenidade como num casulo, com todos os elementos externos filtrados. O silêncio de funcionamento, a fluidez do movimento, o prazer de condução, a suavidade da suspensão, o conforto dos bancos Advanced Comfort, a ausência de vibrações a bordo, a ergonomia e a facilidade de utilização dos interfaces e serviços dedicados, todos contribuem para elevar o conforto a bordo, para todos os ocupantes. O C5 X é um novo convite para viajar, numa viagem sem stress, serena e relaxante.

A tecnologia ao serviço do bem-estar

O C5 X adota tecnologias de ponta para transformar as viagens em experiências serenas, seguras e, acima de tudo, prazerosas. Conta com uma inovação que tem tanto de espetacular como de útil, o Head Up Display mais abrangente, um sistema que projeta as informações de condução no para-brisas, a cores, e num formato de grandes dimensões, um primeiro passo para o mundo da realidade aumentada. É uma tecnologia imersiva, vista pela primeira vez no concept 19_19 e que proporciona uma experiência de condução mais serena e relaxada: o condutor não precisa de desviar o olhar da estrada para obter a informação que deseja.

O C5 X inaugura um interface de comunicação totalmente novo na Citroën com ênfase na conectividade. Associado a um ecrã tátil de alta definição com 12’’, 4 tomadas USB tipo C e um carregador sem fios para smartphones, dispõe, igualmente, de atualizações em tempo real através da Cloud e inclui a função Mirror Screen sem necessidade de ligar o smartphone. A interface foi concebida como a de um tablet convencional: personalizável, com preferências de visualização, bem como com widgets no ecrã inicial. O sistema dispõe de reconhecimento de voz natural, eficaz e fácil de utilizar, um assistente pessoal que compreende tudo o que lhe é dito, responde a perguntas e executa comandos, uma funcionalidade em tudo semelhante ao assistente pessoal apresentado no concept 19_19.

Conjunto de assistências para uma condução mais segura e serena

O C5 X coloca-se, também, na vanguarda da tecnologia no que a auxiliares de condução diz respeito, dispondo de vários dispositivos instalados em todo o veículo: radar, câmaras e sensores. O C5 X oferece o de que melhor se faz, atualmente, em termos de condução semiautónoma de nível 2, de acordo com a legislação em vigor. O sistema Highway Driver Assist combina o regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e o assistente de manutenção na faixa de rodagem para que o condutor já não precise de gerir a velocidade ou a trajetória, uma vez que é o veículo a encarregar-se dessas funções.

Muitas outros dispositivos facilitam a vida no quotidiano, como o sistema de monitorização do ângulo morto de longo alcance, o alerta de tráfego atrás do automóvel, que deteta um potencial perigo na zona imediatamente atrás do veículo, a câmara traseira Top 360 Vision, que facilita a realização de manobras, ao exibir o ambiente exterior no ecrã tátil, ou o acesso e arranque mãos-livres, sistema capaz de trancar e destrancar automaticamente as portas quando o condutor se afasta ou aproxima do veículo. O C5 X estará disponível com motores a gasolina e com o propulsor híbrido plug-in, tendo lançamento agendado para o segundo semestre de 2021.

Percorra a galeria e veja mais fotos do novo Citroën C5 X.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top