Artigo de Equipa Automundo
07-09-2020

O Volvo P1800 marcou uma era na história da fabricante sueca, nos anos 60 e 70, e regressa agora para voltar a dar que falar. Podemos mesmo falar num regresso, já que o novo modelo respeita as linhas clássicos do antecessor. A principal mudança está por debaixo do capot. O projeto é da Cyan Racing.

Leia ainda: Puma e Porsche unem-se em busca do estilo perfeito no asfalto

As transformações neste clássico visam a performance do carro e o aspeto que dá mais evidência a este facto é o seu motor. É um moderno bloco de quatro cilindros 2.0 litros turbo a gasolina, que debita uns impressionantes 420 cv de potência e 455 Nm de binário. É um derivado do utilizado pelo Volvo S60 TC1 de competição. A acompanhar, uma caixa manual de cinco velocidades a enviar a potência apenas para as rodas traseiras, através de um eixo de transmissão de fibra de carbono.

Veja o vídeo:

Novo Volvo P1800 não tem qualquer assistência à condução

A carroçaria é a original, mas também aqui há cuidados para melhorar a condução. Nomeadamente, um aumento da rigidez estrutural, através da aplicação de fibra de carbono e aço de alta resistência em alguns pontos. E isto sem fazer disparar o peso do veículo além dos 990 kg. A suspensão foi também modernizada, nomeadamente com amortecedores ajustáveis bidireccionais, um sistema de travagem de quatro pinças.

O mais impressionante neste novo Volvo P1800 é o facto de não ter qualquer assistência à condução. Como por exemplo ABS, controlo de estabilidade, entre outros. Tudo isto para elevar ao máximo o prazer de condução dos seus futuros proprietários. Numa primeira fase, a Cyan Racing irá testar a receptividade deste novo Volvo P1800 no mercado. Caso a procura o justifique, irão produzir várias unidades. O preço, calcula-se, rondará os 420 mil euros.

Veja também: Estas são as 10 estradas mais incríveis do mundo

“A configuração deste P1800 Cyan não pretende garantir a volta mais rápida, mas antes oferecer uma experiência de condução excitante e convicente. Eu, por exemplo, sinto o meu sorriso abrir-se, sempre que sinto o carro num drift controlado, ao fazer uma curva”, explica o piloto de testes e campeão do mundo de Turismos em 2017, pela Cyan Racing, Thed Björk.

Percorra a galeria e veja mais fotos do novo Volvo P1800.

Fotos: NetCarShow

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top