Artigo de Equipa Automundo
23-01-2021

É a empresa mais valiosa do mundo entre as construtoras e a que mais inova. A cereja em cima do bolo é o Autopilot, que tem sido alvo de bastante escrutínio. Agora, a Tesla avança que os dados mais recentes recolhidos pela marca mostram que usar o Autopilot torna os carros elétricos mais seguros. Esta informação veio mencionada no no relatório do último trimestre de 2020. Não sendo ainda totalmente autónomo, o Autopilot dá um contributo bastante importante aos condutores e está constantemente a ser alvo de melhorias e de análises sobre a sua performance.  Segundo a Tesla, usar o Autopilot reduz em 7 vezes a probabilidade de haver um acidente.

Finlandeses tentam carregar Tesla Model X a pedalar

Atualmente, há várias maneiras de carregar carros elétricos. Desde o posto de carregamento normal, passando por tomadas caseiras, wallbox ou até carregamentos rápidos. Tendo em conta que estamos a falar de um Tesla Model X, há ainda os Superchargers que atingem 150 kW. Este valor vai ainda aumentar para os 250 kW com os novos Superchargers V3.

Leia ainda: Condutor vê Mercedes-AMG A45 confiscado minutos depois de o ter comprado

No entanto, parece que há uma forma mais “amiga do ambiente” para o fazer. Um canal televisivo finlandês realizou uma experiência, no mínimo, caricata. Juntaram nove ciclistas com bicicletas ligadas a um posto de carregamento. O objetivo passa por produzir energia para carregar o Tesla Model X.

Veja o vídeo:

Feitas as contas, os ciclistas tiveram 20 minutos intensos para tentar gerar eletricidade. O resultado foi um total de dois quilómetros de autonomia extra no Tesla Model X. Ou seja, os ciclistas estavam a conseguir um valor de aproximadamente 1,2 kW. Isto prova que, de facto é possível, mas realmente pouco prático.

Tesla Model X ganhava um pouco mais de 22 quilómetros com 100 ciclistas

Certamente que esta experiência responde a perguntas de vários curiosos. Seja como for, a menos que tenha um autêntico pelotão disponível para o ajudar, é tempo perdido. Por exemplo, se conseguisse juntar 100 bicicletas a este carregador, ao fim de 20 minutos ia conseguir um pouco mais de 22 quilómetros.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top