Artigo de Guilherme André
10-10-2019

O Euro NCAP realizou os exigentes testes a mais quatro modelos. Falamos dos BMW Série 1 e Série 3, Peugeot 208 e Jeep Cherokee. No entanto, nem todos tiveram a tão desejada pontuação máxima de cinco estrelas. Estes rigorosos testes incluem embates frontais (totais ou parciais) e laterais (com veículo ou poste). Para além disso, são avaliados outros sistemas de segurança como assistentes de travagem autónoma ou manutenção de faixa de rodagem.

BMW Série 1 e Série 3 conseguiram cinco estrelas nos testes Euro NCAP

A marca alemã tem agora mais dois modelos com cinco estrelas nos testes euro NCAP. O Série 3 recebeu pontuações elevadas em todos os testes, sem grandes preocupações a revelar. Já o Série 1 que passa agora a ser um veículo com tração traseira, ou seja, recebeu várias alterações, continua a ter espaço para melhorias.

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Ainda assim, também conseguiu as cinco estrelas. No entanto, em colisão frontal contra uma parede, a proteção de peito dos passageiros não foi muito eficaz. Para além disso, no teste de efeito-chicote, os passageiros dianteiros tiveram um resultado longe de perfeito.

Peugeot 208 ficou-se pelas quatro estrelas

O novo Peugeot 208 ficou perto das cinco estrelas, contudo, um resultado algo aquém do esperado. De facto, no teste do efeito-chicote sobre os passageiros traseiros, quando embatido na traseira, o resultado não foi o melhor. Outro detalhe que influenciou este resultado é a falta do encosto de cabeça do passageiro central traseiro de série em todas as versões. Assim, como o Euro NCAP só testa as versões com o equipamento de série de toda a gama, o resultado foi ilegível.

Veja o vídeo:

Jeep Cherokee não obteve a pontuação máxima

O único SUV desta “fornada” de testes, ficou-se pelas quatro estrelas. O Jeep Cherokee, lançado em 2018, sofreu um ligeiro restyling. Deste modo, no primeiro teste depois das alterações, o SUV apresentou resultados fracos no teste de efeito-chicote nos passageiros traseiros.

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Aqui, um dos pontos que merece destaque é a má performance da travagem de emergência. Segundo os relatos, não evitou colisões, em alguns casos, a menos de 20 km/h. Caso queira assistir aos vídeos de todos os testes visite o site oficial da Euro NCAP.

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