Artigo de Equipa Automundo
15-03-2021

O CUPRA Formentor, o primeiro veículo especificamente desenvolvido para a marca, está agora a chegar aos mercados com duas plataformas híbridas plug-in, ajudando a CUPRA a transitar para a eletrificação, mostrando que a eletrificação e a performance casam na perfeição. O CUPRA Formentor e-HYBRID também junta as qualidades de um desportivo com os benefícios de um SUV num momento de impressionante crescimento no segmento dos crossover, e acrescenta ainda mais uma importante e nova capacidade.

O grupo motopropulsor do CUPRA Formentor e-HYBRID desenvolve 204CV ou 245CV, fundindo a eficiente tecnologia de combustão TSI com um potente motor elétrico e a bateria de iões de lítio, maximizando a performance e a eficiência. O sofisticado controlo adaptativo de chassis, a direção progressiva e a tecnologia de passagens diretas das relações da caixa de velocidades “quick-shifting” continuam a assegurar o núcleo de elementos dinâmicos e a emoção expectável na marca.

Veja também: Renault Megane RS Trophy, o destruidor de curvas

Mais perto do solo para reforçar a estética e a pose desportiva, com o foco visual centrado na secção traseira do veículo, destacando, em simultâneo, o comprimento do capot-motor, sublinha as proporções dinâmicas num todo. O design responde às necessidades atuais dos clientes, mas com uma robustez e um leque de soluções capazes de marcar a diferença, não apenas na sofisticada plataforma híbrida plug-in, mas também pela experiência de conetividade total, bem como dos mais avançados sistemas de segurança e de conveniência disponíveis.

Cupra Formentor e-HYBRID energiza aposta da marca na performance eletrificada

Como primeiro modelo especificamente desenvolvido para a CUPRA, assumindo-se como o modelo mais emocional da gama, também recai no CUPRA Formentor o passo seguinte na ofensiva elétrica da marca. O poderoso CUPRA Formentor e-HYBRID, híbrido plug-in, junta um bloco a gasolina 1.4 TSI 150CV (110kW) com um motor elétrico de 115CV (85kW). A energia elétrica é armazenada na sofisticada bateria de iões de lítio de 13 kWh, o que permite ao CUPRA Formentor garantir uma performance eco consciente.

A combinação de tecnologias convencionais e da geração seguinte permite que o CUPRA Formentor e-HYBRID disponha permanentemente da entrega da potência, recorrendo à propulsão térmica, à força elétrica ou à fusão de ambas. Isso também resulta na disponibilidade de dois níveis distintos de potência: 204CV (150kW) e 245CV (180kW). Os dois CUV de elevadas performances, com tração dianteira, partilham a plataforma de propulsão, mas são calibrados com características distintas.

Na variante de 204CV, alcança a velocidade máxima de 205 km/h

Na variante de 204CV, o híbrido plug-in junta performance com eficiência. Pode completar a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7.8 segundos e alcança a velocidade máxima de 205 km/h. Nesta versão, as emissões de CO2 situam-se entre os 26-32g/km, consumindo entre 1.2-1.4 litros de combustível para percorrer 100km de acordo com o ciclo oficial de normas WLTP.

Leia ainda: Seat Tarraco, um SUV que é grande no tamanho e em qualidades

Salte para o mais poderoso CUPRA Formentor VZ e-HYBRID 245CV e no exercício e o arranque até aos 100km/h reduz-se a apenas 7.0 segundos com a velocidade máxima a atingir os 210km/h. Mas o aumento da performance não compromete a eficiência, com os 245CV do CUPRA Formentor e-HYBRID a conseguirem consumos de 1.4-1.6 l/100km, enquanto os valores de CO2 resultam em valores tão baixos como os 31-35g/km de acordo com as normas WLTP. A elevada eficiência é conseguida com um grande contributo da densa bateria de iões de lítio de 13kWh. A elevada tecnologia armazena energia suficiente para assegurar um alcance exclusivamente elétrico de até 59km (até 55km para o 245CV), com base no ciclo oficial WLTP.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados