Cupra Leon, o primeiro como marca independente chega com motor híbrido
O Cupra Leon chega com várias novidades, nomeadamente, uma alternativa híbrida plug-in. Chega ao mercado no último trimestre de 2020.
No dia em que se comemorou a abertura das novas instalações da Cupra, bem como o segundo aniversário como marca independente, revelaram o novo Cupra Leon. Utilizando como base a nova geração do Seat Leon, esta desportivo mostra um exterior bem mais agressivo. Destaque para o desenho dos para-choques e as saídas de escape na traseira. No entanto, as principais novidades acontecem debaixo do capot.
Leia ainda: Volvo anuncia chegada do XC40 Plug-in Hybrid e já sabemos os preços
Este que é o primeiro Cupra Leon (substituto do Seat Leon Cupra) introduz pela primeira vez uma motorização eletrificada. Esta é a mesma utilizada, por exemplo, no Golf GTE. Assim, o 1.4 TSI está associado a um propulsor elétrico e debitam em conjunto 245 cavalos e 400 Nm de binário. Com esta opção o veículo recebe uma bateria de 13 kWh que permite percorrer até 60 km em modo 100% elétrico. Ainda assim, há alternativas somente a gasolina.
Junte-se ao Automundo no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Cupra Leon ainda pensa nos puristas com o 2.0 lt turbo
É certo que a eletrificação está na ordem do dia, contudo, convém preservar algo para os puristas. Assim, a Cupra disponibiliza ainda o 2.0 lt turbo (TSI) com três níveis de potência: 245 cv, 300 cv e 310 cv. Os dois primeiros vão estar disponíveis tanto na carroçaria hatchback como carrinha (ST). Já o último, sempre associado à tração integral 4Drive, vai equipar apenas a versão Sportstourer. Algo que é comum a todas as opções aqui faladas é a transmissão automática DSG.
Veja também: Honda lança versão limitada e ainda mais desportiva do Civic Type R
No interior, há vários detalhes que indicam que estamos perante um Cupra Leon e não um Seat. Desde logo o volante com o logo ao centro e alguns detalhes em bronze, algo característico da marca independente. Tudo o resto é algo que já vimos há umas semanas na apresentação do Seat Leon. Ou seja, painel de instrumentos digital, o novo ecrã tátil de 10 polegadas ou sistema Apple CarPlay e Android Auto.
Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook
Por fim, sabe-se que a marca espanhola vai comercializar o novo Cupra Leon ainda este ano. Ao que tudo indica vai acontecer no último trimestre e, relativamente ao preço, esse apenas será anunciado mais próximo do lançamento. Por agora, o desportivo vai mostrar-se ao público no Salão Automóvel de Genebra.