Artigo de Hugo Mesquita
12-08-2019

As subidas constantes do preço dos combustíveis são uma dura realidade e até a oferta de carros elétricos se tornar mais ampla e acessível, torna-se necessário adquirir comportamentos que permitam poupar combustível. Não só por questões ambientais, mas também para o bem da carteira. Tendo isto em conta, o Automundo juntou algumas dicas úteis que lhe vão permitir poupar combustível.

Pressão dos pneus deve ser verificada

Uma pressão deficiente dos pneus pode aumentar em 8% o consumo de combustível. Todos os meses, estima-se que os pneus percam cerca de 0,7 bar de pressão. Por isto, deve verificar a pressão dos pneumáticos uma vez por mês – a pressão ideal deverá constar no manual do veículo.

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Atenção às rotações do motor

Uma dica que pode parecer óbvia mas que ainda assim merece uma certa atenção. O foco deve ser: quanto menos o motor estiver em esforço menos combustível vai consumir. Conduzir em baixas rotações, recorrendo a mudanças mais altas entra dentro desta política, sobretudo em zonas planas. Contudo, uma falha entre grande parte dos condutores é manter as mudanças altas quando surge uma subida. Nesses casos, o ideal é baixar a mudança ao invés de insistir em subir com uma marcha mais alta.

Carga desnecessária deve ficar em casa

Por vezes deixamos coisas “perdidas” no porta-bagagens e isso tem influência no consumo. Pode parecer algo insignificante, mas a cada 100 kg de peso adicional, o consumo do veículo pode aumentar cerca de 5%. Faça uma escolha e mantenha na bagageira apenas o que for essencial.

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Velocidade constante ajuda a poupar combustível

Evite acelerações desnecessárias. Esta é talvez a regra número um para quem quer poupar combustível. O simples aumento de velocidade de 100 km/h para 120 km/h pode representar um acréscimo de 44% no consumo. Já a diminuição da velocidade em 10% pode reduzir o consumo em cerca de 15%.

Comportamento no arranque é importante

Ligue o motor apenas quando pretender iniciar a viagem. No arranque, deve simplesmente rodar a chave – não é necessário carregar no acelerador – e deve utilizar a primeira velocidade e mudar quase de imediato para a segunda. Assim, não fique parado com o motor ao ralenti, a deixá-lo aquecer, e não exagere nas rotações com o motor frio.

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