Artigo de Guilherme André
01-08-2019

O Ministério da Justiça informou que o Documento Único Automóvel (DUA) vai receber um novo formato. Este é, de acordo com o MJ, mais simples, resistente e seguro. A nova medida é aplicada, numa primeira fase, apenas aos veículos novos matriculados a partir de dia 31 de julho. Em 2020 é esperado que esta nova configuração chegue a todos os automóveis.

Documento Único Automóvel é agora mais fácil de manusear

Deste modo o novo DUA vai ser idêntico a um Cartão de Cidadão, ou seja, deixa de estar disponível em papel e passa para um formato em cartão. De acordo com o Ministério da Justiça esta configuração é “mais fácil de manusear e de guardar na carteira”. Para além disso, o documento recebe uma segurança reforçada ao incorporar um sistema de leitura ótica, código “UniQode”.

Leia ainda: Estes são os 15 carros novos mais baratos que pode comprar em Portugal

Esta medida é coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e as diversas entidades fiscalizadoras do trânsito, como a GNR, PSP e a ANSR. Só em 2018 foram emitidos 1 911 721 DUA. Durante o projeto-piloto que decorre entre 31 de julho e 31 de dezembro de 2019, são esperados cerca de 200 mil novos DUA. 

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e conheça o novo DUA.

Foto: Justiça.Gov

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados