Artigo de Equipa Automundo
29-08-2022

A Dodge está a dar um grande passo em frente no caminho da performance da marca para um futuro eletrificado, ao revelar o Dodge Charger Daytona SRT, um concept capaz de mudar perceções e que reinventa o que pode ser um veículo elétrico alimentado a bateria (BEV). O Dodge Charger Daytona SRT Concept oferece uma visão do futuro elétrico da marca através de um veículo que se conduz como um Dodge, que tem a imagem de um Dodge e que soa como um Dodge.

O Dodge Charger Daytona SRT Concept de duas portas foi revelado no M1 Concourse em Pontiac, no Michigan, durante o terceiro dia da série de eventos da Dodge Speed Week, que incluiu anúncios e revelações de produtos de elevadas prestações da Dodge. O Dodge Charger Daytona SRT Concept põe de lado o aborrecido paradigma dos BEV, assumindo-se como um veículo eletrificado diferente de qualquer outro atualmente na estrada.

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Um novo sistema de propulsão impulsiona o Charger Daytona SRT Concept com um desempenho que ultrapassa o do famoso motor SRT Hellcat da marca Dodge, acompanhado por um som de escape num BEV, uma estreia na indústria. O estilo exterior moderno do concept incorpora elementos subtis que fazem a ligação à herança Dodge, ao mesmo tempo que supera os objetivos aerodinâmicos. Os elementos de design interior ligam-se para criar uma experiência imersiva centrada no condutor através de sons, displays e elementos de iluminação que podem ser alterados com o premir de um botão.

A alma do Dodge Charger Daytona SRT Concept está formada por três características inovadoras, com patentes pendentes, que irão reescrever as regras do segmento BEV. R-Wing é uma característica única de design aerodinâmico que faz a ligação entre o concept e o seu icónico homónimo Dodge Daytona; Escape com câmara Fratzonic é Um escape para um veículo BEV, o primeiro da indústria, pode atingir 126 dB, fazendo-o tão audível como um Dodge com motor Hellcat ; eRupt é transmissão multivelocidades para uma experiência eletromecânica que é genuinamente Dodge.

Banshee junta-se à fraternidade

A Dodge construiu uma reputação única como a marca de muscle cars da América. Na corrida para se tornar mais rápida, mais veloz e mais poderosa, a Dodge está a virar a página para um novo capítulo. O primeiro automóvel elétrico da marca não se chama Dodge Charger Daytona SRT Concept por coincidência, pois tal como o famoso modelo Charger Daytona que foi o primeiro veículo a exceder os 320 km/h numa pista NASCAR em 1970, o Charger Daytona SRT Concept oferece um desempenho de alto rendimento. Fá-lo por cortesia de um novo sistema de propulsão que junta nomes familiares de elevada potência como HEMI, Hellcat e Redeye. Há um novo nome que representa o pináculo de performance nesta ‘Brotherhood of Muscles’: Banshee.

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O sistema de propulsão Banshee de 800 V alimenta o Dodge Charger Daytona SRT Concept e permite um desempenho de elevado rendimento, fazendo com que o primeiro veículo elétrico da Dodge seja mais rápido do que um Hellcat em todas as medições-chave de alta performance. O sistema de tração às quatro rodas de série é fundamental para ultrapassar o desempenho do Hellcat, ao mesmo tempo que melhora as suas capacidades em todas as condições meteorológicas.

Transmissão eRupt e escape com câmara Fratzonic

Ao contrário dos típicos veículos BEV, a transmissão multivelocidades eRupt da marca Dodge com passagens eletromecânicas proporciona pontos de mudança distintos, colando os ombros dos passageiros aos encostos dos bancos no mais puro estilo Dodge. O Charger Daytona SRT Concept também dispõe de uma função “push-to-pass” designada PowerShot. Ativada pelo premir de um botão no volante, a PowerShot proporciona um impulso adicional de adrenalina através de uma maior potência para uma rápida explosão do poder de aceleração.

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Enquanto a maioria dos BEV adotam os seus motores elétricos quase totalmente silenciosos, isso não seria suficiente para a Dodge. O Charger Daytona SRT Concept emite um rugido de 126 dB que é igual ao do SRT Hellcat, gerado através de um novo sistema de Escape com câmara Fratzonic, com patente pendente. Sim, a Dodge adicionou um escape a um veículo elétrico. O primeiro sistema de escape da indústria com câmara Fratzonic emite o seu inédito som de elevado desempenho através de uma câmara de amplificação e afinação localizada na parte traseira do veículo. O escape com câmara Fratzonic representa a próxima geração tangível, radical e com a atitude de um muscle, criando um som visceral de “matéria escura” em combinação com a transmissão eRupt.

Acima de tudo, um design Dodge

O Dodge Charger Daytona SRT Concept apresenta um design inspirado que assume o desafio de revolucionar o aspeto de um BEV ao mesmo tempo que apresenta subtis elementos que fazem a ligação à herança da marca entre os muscle cars. Este princípio de design começa a revelar-se à frente, onde a R-Wing – com patente pendente – do Charger Daytona SRT Concept redefine a típica secção frontal da Dodge, mantendo o perfil caracteristicamente contundente da Dodge enquanto evolui para um veículo mais aerodinâmico.

A R-Wing, uma homenagem ao design original do Charger Daytona e um elemento-chave por detrás do desenvolvimento do veículo, permite que o ar flua através da abertura frontal, aumentando a força descendente. Incorporada neste capô funcional de elevado desempenho, a R-Wing frontal mantém-se fiel aos espetaculares eixos exteriores da marca, ao mesmo tempo que proporciona um design aerodinâmico melhorado. As entradas de ar em fibra de carbono colocadas em ambos os lados da frente e na parte inferior traseira proporcionam uma cortina de ar para ajudar no desempenho aerodinâmico.

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O Charger Daytona SRT Concept combina um aspeto moderno com uma presença longa, ampla e confiante na estrada. A grelha frontal destaca-se com uma iluminação transversal centrada por um emblema Fratzog branco iluminado, um símbolo que a marca Dodge recuperou no ano passado. O emblema Fratzog de três pontas, originalmente colocado nos muscle cars da Dodge de 1962 a 1976, foi anteriormente utilizado sem qualquer significado ou contexto – até agora. O regresso do logótipo Fratzog representa o futuro eletrificado da Dodge e significa o compromisso inabalável da marca com a sua herança de performance, mas com uma nova tecnologia capaz de elevar a fasquia, muito além dos automóveis atuais.

Detalhes verticais simples na grelha frontal acrescentam textura ao mesmo tempo que fazem a ligação ao legado da marca, especificamente ao icónico Dodge Charger de 1968. O concept exprime a performance na sua forma mais simples, realçado por uma cor exterior tipicamente Dodge, “Greys of Thunder”, que transmite uma impressão de grafite de alto brilho com texturas profundas. A linha inferior do concept percorre as laterais e dá uma grande presença ao mesmo tempo que enfatiza a zona superior, mantendo o peso visual elevado. A forma subtil e muscular dos guarda-lamas das rodas acentua o estilo da carroçaria.

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O automóvel evita decoração excessiva – os faróis quase desaparecem, escondidos por baixo da R-Wing e integrados na superfície aerodinâmica, fornecendo apenas os elementos funcionais necessários para a iluminação dianteira. Tanto a iluminação dianteira como a traseira apresentam um design de largura total, com um emblema 3D Fratzog iluminado ao centro. Os elementos de iluminação exterior são verdadeiramente únicos – mesmo no escuro, identifica-se a silhueta do Charger Daytona SRT Concept. Os puxadores das portas embutidos continuam com o design minimalista. Emblemas em alumínio escovado “gritam” Banshee e anunciam o novo sistema de propulsão que impulsiona o concept.

As jantes de 21 polegadas com reentrâncias pintadas e com faces polidas prolongam a eficiência aerodinâmica através de um design semelhante ao de uma turbina, e um emblema Fratzog vermelho embeleza as porcas de aperto centrais. As pinças de travão de seis pistões proporcionam a potência de travagem. O novo design do tipo hatchback é muito funcional, dando ao concept uma dupla personalidade: uma fera em circuito que pode satisfazer as necessidades do dia-a-dia. O design, juntamente com os bancos traseiros que podem ser rebatidos, oferecem uma utilidade e uma capacidade de carga inesperadas num muscle car.

Um habitáculo conectado e centrado no condutor

O interior do Dodge Charger Daytona SRT Concept é moderno, leve e atlético, proporcionando um habitáculo centrado no condutor com todos os elementos essenciais inseridos de forma coerente. O ecrã central de 12,3 polegadas, o maior apresentado num veículo Dodge, está posicionado num ângulo de quase dez graus em direção ao condutor, e o painel de instrumentos de 16 polegadas é curvo, criando uma sensação de casulo, focado no condutor. Um head-up display (HUD) de 8 por 3 polegadas disponibiliza informação adicional do veículo onde o condutor necessita dela. O painel de instrumentos de design fino (IP) e o reforço central em cor Ultravioleta com elementos azuis e prateados apresentam uma “linha de água” que se estende ao longo do veículo.

O painel de instrumentos superior está colocado um pouco mais acima, uma elevação que cria uma superfície escultural que flutua acima do painel. A cor Ultravioleta também se exibe em múltiplas superfícies interiores, tais como a consola, portas e bancos, criando uma auréola que varia consoante o Attitude Adjustment Lighting para realçar sombras e reflexos. Uma textura paramétrica une o interior e proporciona uma ligação ao exterior, continuando a inspiração do detalhe da grelha do Charger de 1968 no ambiente interior. O padrão paramétrico acrescenta fluidez e escultura, abrangendo desde o painel de instrumentos até às aplicações das portas, por baixo da consola e continuando até aos apoios de braço e à consola traseira. A textura dinâmica do interior tem uma qualidade tridimensional que reflete a luz e é reativa ao ambiente, com linhas que irradiam à medida que se movem para trás.

O sistema Ambient Attitude Adjustment Lighting ilumina a textura de baixo, jogando com profundidade e dimensão. Os gráficos em forma de circuito impresso têm origem no piso em fibra de carbono e são estrategicamente colocados para rodear os ocupantes, fluindo sob os bancos, movendo-se para a consola central e painel de instrumentos e voltando ao condutor, um detalhe subtil que atua como uma placa de circuito impresso, fazendo a ligação entre si. O desenho de um relâmpago no pedal do acelerador alude ao sistema de potência eletrificado do concept, tal como a costura dupla Blue Plasma and Silver que envolve todo o interior. As soleiras das portas em fibra de carbono apresentam a designação Daytona iluminada em branco, com as letras Daytona iluminadas também presentes no canto superior direito do painel central. As portas e a consola central seguem o mesmo tema do design escultural, incluindo apenas os elementos necessários. Uma área de passagem por baixo da consola cria uma sensação de maior leveza e os elementos inteligentes da consola central incluem uma cobertura inspirada nos aviões a jato que se eleva para cima para se acionar o botão de arranque.

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O inédito manípulo da transmissão é inspirado no passado, mas com uma execução moderna, funcionando como uma peça mecânica de precisão que proporciona uma experiência de passagens de caixa sem esforço ao apertar o seu gatilho. O novo desenho do volante oferece um toque mais fino, com uma zona superior e inferior planas. O braço central do volante não está ligado ao aro, dando ao volante uma sensação de flutuabilidade. As patilhas da transmissão estão montadas no volante, com o botão PowerShot localizado do lado direito e o controlo dos modos de condução do lado esquerdo. Tal como as portas, o volante dispõe de comandos de toque capacitivos. Um logótipo SRT iluminado a vermelho destaca-se ao centro do volante. Os bancos do Dodge Charger Daytona SRT Concept são leves, inspirados na competição e de design fino, com uma inserção que apresenta um padrão abstrato e perfurado do emblema Fratzog.

O padrão único desvanece-se à medida que percorre o assento e reaparece ao fluir para o centro das costas dos bancos. Os encostos superiores apresentam aberturas e bolsas que proporcionam uma sensação arejada, orientada para as corridas, enquanto dão um excelente suporte aos passageiros. O tejadilho panorâmico de vidro dá uma sensação a céu aberto ao Charger Daytona SRT Concept, ajudando a incluir os passageiros traseiros na experiência do veículo. A textura paramétrica do interior estende-se ao bordo do forro do tejadilho e acentua a área de vidro. O piso da estrutura e porta traseira em fibra de carbono são elementos leves inspirados na competição, e a grande área de carga em conjunto com os bancos traseiros rebatíveis proporcionam mais espaço de carga do que qualquer outro muscle car da Dodge.

Uma experiência de utilização imersiva e eletrificada

O posto de condução envolve o condutor numa experiência sensorial através de sons de elevado desempenho, elementos de iluminação e displays no veículo. Uma simples pressão num botão do volante permite ao condutor escolher entre os modos Auto, Sport, Track e Drag, alterando instantaneamente a dinâmica de condução, a informação no painel de instrumentos, o conteúdo do HUD, o som de desempenho e os elementos de iluminação interior do veículo. Dodge//SRT Há mais de 100 anos que a marca Dodge mantém o espírito dos irmãos John e Horace Dodge. A sua influência continua presente à medida que a Dodge concebe muscle cars e modelos SUV que proporcionam prestações inigualáveis em cada um dos segmentos em que competem.

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A Dodge avança como uma marca de desempenho puro, oferecendo versões SRT de cada modelo em toda a gama. Para as versões de 2022, a Dodge propõe o devorador das drag strip Dodge Challenger SRT Super Stock de 807 cavalos, o Dodge Charger SRT Redeye de 797 cavalos, a berlina mais potente e mais rápida produzida em série em todo o mundo e o Dodge Durango SRT 392, o SUV de três filas mais rápido, mais potente e mais competente da América. Combinados, estes três muscle cars fazem da Dodge a marca mais poderosa da indústria, oferecendo mais potência do que qualquer outra marca americana em toda a sua gama de produtos.

Percorra a galeria e veja mais fotos do Dodge Charger Daytona SRT Concept.

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