DS 9 E-Tense 4×4 360, a versão mais potente da marca chega a Portugal e estes são os preços
Derivado da tecnologia da competição e graças a uma preparação específica realizada na fábrica de Poissy, eleva a potência máxima do seu sistema híbrido aos 360 cv.
Reproduzindo nos seus modelos de série as conquistas alcançadas no Campeonato do Mundo de Fórmula E – a divisão de competição DS Performance soma quatro títulos de Equipas e de Pilotos – a DS Automobiles continua a aprofundar a sua especialização no domínio da eletrificação, fazendo chegar ao mercado nacional os novos DS 9 E-Tense 4×4 360 e DS 9 E-Tense 250. Versão mais potente da marca, o DS 9 E-Tense 4×4 360 demonstra uma performance referencial. Derivado da tecnologia da competição e graças a uma preparação específica realizada na fábrica de Poissy, eleva a potência máxima do seu sistema híbrido aos 360 cv. Esta nova proposta está equipada com um motor PureTech de quatro cilindros de 200 cv, acoplado a dois motores elétricos, um dianteiro de 81,2 kW (110 cv) e outro traseiro de 83 kW (113 cv).
DS 9 E-Tense 4×4 360, a versão mais potente da marca chega a Portugal em abril
Com duas rodas motrizes, o igualmente híbrido plug-in DS 9 E-Tense 250 conta com um motor PureTech de quatro cilindros, com 200 cavalos, associado a um motor elétrico de 80 kW (110 cv). Este conjunto substitui a motorização de 225 cv. Uma nova bateria de 15,6 kWh (capacidade total), permite-lhe uma autonomia máxima de 67 quilómetros (ciclo WLTP; norma EAER ciclo combinado). Os novos E-Tense 4×4 360 e DS 9 E-Tense 250 chegam a Portugal no próximo mês de abril, ambos assentes em dois níveis de equipamento: Performance Line+ e Rivoli+.
360 cavalos e tração integral com a assinatura da DS Performance
Impulsionado pela DS Performance, estrutura que conquistou todos os títulos de Fórmula E em 2019 e 2020, o desenvolvimento e afinações do motor e das ligações ao solo do DS 9 E-Tense 4×4 360 permitiram que se alcançasse um comportamento excecional. A serenidade dinâmica aclamada pelos clientes da DS Automobiles atinge, agora, novos patamares. Conta com eixos dianteiros e traseiros específicos, dotados de vias mais largas. O sistema de travagem foi reforçado com pinças de quatro pistões para uma melhor distribuição do esforço em situações de carga mais exigentes, contando com discos de 380 mm x 32 mm à frente (mais 50 mm x 2 mm em comparação com o DS 9 E-Tense225) e 290 x 12 mm atrás.
Tal como no monolugar Campeão de Fórmula E, esse suplemento mecânico só é fornecido quando necessário, após a recuperação de energia. Os amortecedores, molas e barra de estabilização são específicos, bem como a cartografia do motor. Um bloco de quatro cilindros de 200 cavalos associado a dois conjuntos elétricos, um de 110 cavalos de potência (integrado na caixa de velocidades, à frente) e outro de 113 cavalos de potência (acoplado ao eixo traseiro) são complementados por um sistema inteligente de tração às quatro rodas. A bateria de 11,9 kWh beneficia de um sistema avançado de gestão para conservar energia de modo a responder às diferentes exigências.
Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia
Em modo zero emissões, o DS 9 E-Tense 4×4 360 percorre 51 quilómetros (ciclo WLTP; norma EAER Combinado). O consumo de combustível é contido em 1,8 litros aos 100 km com emissões de CO2 homologadas em 41 gramas por quilómetro (ciclo WLTP, circuito misto). A velocidade máxima do DS 9 E-Tense 4×4 360 é limitada eletronicamente a 250 km/h, tendo a capacidade de atingir 140 km/h apenas em potência elétrica. A reprise dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 5,6 segundos. Para além das suas jantes exclusivas em liga leve MUNIQUE, de 20 polegadas, e pinças de travão DS Performance, o DS 9 E-Tense4x4 360 ostenta badges específicos DS PERFORMANCE à frente e na tampa da bagageira. Na sequência do período de pré-encomendas do novo DS 9 E-TENSE 4×4 360, iniciado no final do ano de 2021, seguir-se-á, em abril, o lançamento comercial em Portugal, numa proposta que estará disponível com os níveis de acabamento Performance Line+ e Rivoli+. Os respetivos preços de comercialização são de 74.900€ e de 76.800€.
DS 9 E-Tense 250 com 70 km de autonomia em modo zero emissões
O novo DS 9 E-Tense 250 está equipado com um motor PureTech de quatro cilindros e 200 cavalos de potência, acompanhado por um motor elétrico de 80 kW (110 cv). Uma nova bateria de 15,6 kWh permite percorrer um máximo de 67 quilómetros (ciclo WLTP; norma EAER Combinado). O carregador de bordo de 7,4 kW permite um carregamento completo em 2 horas e 23 minutos.
Veja também: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos
As emissões de CO2 veem-se agora reduzidas para apenas 26 gramas por quilómetro, estando o consumo de combustível homologado em 1,1 litros aos 100 km, segundo o ciclo combinado WLTP. A velocidade máxima do DS 9 E-TENSE 250, de duas rodas motrizes, está eletronicamente limitada a 240 km/h, tendo capacidade de atingir 135 km/h utilizando apenas energia elétrica. Os 0 aos 100 km/h são alcançados em 8,1 segundos. À semelhança da versão de maior potência, o DS 9 E-Tense 250 apresenta um diferencial de 1.900 € entre os níveis de equipamento Performance Line + e Rivoli +, sendo os seus preços de comercialização de 62.100€ e 64.000€, respetivamente. A chegada ao nosso país acontecerá, igualmente, no mês de abril.