Artigo de Guilherme André
25-02-2020

O novo DS 9 é o terceiro membro da marca premium francesa. A berlina, que recorre à plataforma EMP2 utilizada no Peugeot 508, vai ser produzido na China e exportado para todo o mundo. Por fora a dianteira é idêntica aos outros modelos da gama, mas tudo o resto é diferente onde se destaca a linha do tejadilho a fluir até à bagageira. Ao nível de dimensões o novo modelo mede 4,93 metros de comprimento.

DS 9 aposta forte nas motorizações híbridas plug-in e condução semiautónoma

Numa primeira fase de lançamento, o DS 9 vai chegar com motorização híbrida plug-in denominada E-Tense. Esta conjuga o motor 1.6 litros turbo a gasolina com um motor elétrico acoplado à caixa automática de oito velocidades. Assim, a berlina consegue uma potência combinada de 225 cavalos. Permite ainda percorrer entre 40 a 50 km em modo 100% elétrico graças a uma bateria de 11,9 kWh.

Leia ainda: Volkswagen mostra primeira imagem do novo Golf GTI

Em breve, numa espécie de segunda fase de lançamento, a gama de motorizações vai ser aumentada. Deste modo os clientes podem esperar uma versão com configuração semelhante, mas com 250 cavalos e mais autonomia elétrica. Para além desta chegará também uma variante com tração integral inteligente que chega aos 360 cavalos de potência combinada. Ainda assim, para os clientes mais recetivos à eletrificação, a DS vai disponibilizar uma versão com motor a gasolina PureTech de 225 cavalos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Ainda ao nível mecânico, de destacar o sistema DS Active Scan Suspension. Este utiliza uma câmara que lê o percurso e regista todos os movimentos. De seguida, prepara a suspensão para amortecer qualquer tipo de imperfeição no piso de modo a garantir a maior tranquilidade aos passageiros.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

No interior reina o luxo e conforto

No que toca a tecnologia, a DS recorre à condução semiautónoma de Nível 2 com o DS Drive Assist. Este sistema utiliza vários sensores que ajudam a manter o veículo na faixa. Para tal, controla a velocidade e direção, mas com a supervisão do condutor. Para ajudar nas manobras a marca francesa disponibiliza ainda o DS Park Pilot, um auxiliar de estacionamento.

Veja também: Renault aumenta oferta elétrica com o novo Twingo Z.E.

Se por fora mostra todo o “glamour” do design francês, por dentro mantém a qualidade que já é reconhecida dos outros modelos. Assim, podemos esperar um revestimento do interior com recurso a materiais de boa qualidade, como por exemplo Couro Nappa. Mais se acrescenta a inclusão de botões em forma de diamante, uma característica reconhecida da marca. Por fim, o novo DS 9 tem chegada prevista para o primeiro semestre de 2020.

Percorra a galeria e conheça a nova berlina.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados