Artigo de João Isaac
18-12-2019

A Seat possui atualmente uma oferta alargada de SUV com os modelos Arona, Ateca e Tarraco. No entanto, a sua origem é bem anterior à chegada do primeiro modelo, o Ateca, em 2016. Desde há mais de três décadas, a marca espanhola apresentou vários concept cars que foram indicando o caminho para a atual família de SUV. “Proporções sólidas e desportivas, frente com personalidade atrevida e a atenção ao detalhe, em conjunto com os avanços tecnológicos atuais, são pontos comuns refletidos na nossa gama de SUV”, disse Xavier Villanueva, designer de exteriores da Seat.

Leia ainda: Bentley Flying Spur chega a Portugal com preço superior a 280 mil euros

Em 1991, a Seat apresentou no salão de Frankfurt o Marbella Playa Concept, um exercício de estilo em forma de pick-up, apontado à aventura e natureza. Dispõe de maior altura ao solo, faróis de nevoeiro redondos e de uma nova grelha relativamente ao Marbella em que se baseia. O motor de 40 cavalos está associado à tração 4×4.

Veja o vídeo:

Mais tarde, no ano 2000, surge o Salsa Emoción, um concept que celebra o 25º aniversário do Centro Técnico da Seat. Com maior altura ao solo, cerca de 310 milímetros no modo off road, este protótipo apontava já à arquitetura futura dos SUV. Dispõe igualmente de três modos de condução, o já referido off road, e ainda os Sport e Street. Foi apresentado no salão de Paris e utiliza um motor de 250 cavalos.

Do Marbella Playa ao Ateca, passaram 25 anos

O Tribu chega em 2007 e é mostrado pela marca catalã no salão de Genebra. Este é um veículo que reuniu pela primeira vez todas as características de um SUV: o estilo fora-de-estrada, a maior altura ao solo, e uma carroçaria compacta. Os modos de condução Urban, Sport e Freerun combinam o caráter urbano com a essência de um 4×4.

O ano de 2011, para a Seat, ficou marcado pela apresentação, igualmente em Genebra, do IBX. Segundo Villanueva, combina uma frente alta e um habitáculo compacto com superfícies tensas e faróis com visual assertivo, características que se reconhecem atualmente no Ateca e no Arona. Para além disso, o IBX conta com iluminação LED e com um motor híbrido.

Veja também: Novo SUV Peugeot 2008 já pode ser encomendado

O impressionante concept 20v20 antecedeu o lançamento da primeira unidade do Ateca. Igualmente mostrado em Genebra, o 20v20 oferece um desenho desportivo em estilo coupé com uma vincada personalidade SUV. No entanto, o seu principal destaque é a inclusão de soluções de conetividade, um atributo atualmente imprescindível.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

O Altea Freetrack e o Leon Cross Sport contribuíram também para traçar o caminho dos SUV. O primeiro representa o culminar dos Multi Driving e o segundo permite combinar num só veículo as prestações de um desportivo com a versatilidade de um todo-o-terreno. Assim, todos estes automóveis contribuíram para o ADN de Arona, Ateca e Tarraco. No mercado europeu, este é um segmento que continua a crescer, representando mais de 40% das vendas da marca.

Percorra a galeria e fique a conhecer os precursores dos SUV da Seat.

Fotos: Seat

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados