Artigo de João Isaac
12-07-2019

A histórica fábrica da FIAT de Mirafiori prepara-se para receber a produção do novo FIAT 500 Electric. Assim, ao mesmo tempo que se celebrou o 80º aniversário daquela unidade de produção, teve também início a construção da linha de montagem para a futura versão elétrica do icónico citadino.

FIAT 500 é apenas um dos mais de 35 modelos produzidos em Mirafiori

A instalação do moderno robô Comau em Mirafiori é, para o grupo, um momento especial. Este faz a união entre o passado e o futuro da unidade de produção da FIAT em Turim. Ali foram produzidos alguns dos seus modelos mais importantes. Entre os quais o primeiro FIAT 500, cuja produção se iniciou em 1957. No total, saíram das linhas de montagem de Mirafiori mais de 28,7 milhões de veículos.

“Mirafiori foi-se transformando a par e passo com a cidade de Turim. Assim, partilhou tempos de sucesso e de dificuldades. Mas encontrou sempre uma maneira de se reerguer. E é uma das mais antigas fábricas de automóveis da Europa ainda a funcionar”, refere Pietro Gorlier, COO na região EMEA da FCA.

Leia ainda: Estes são os FIAT mais emblemáticos dos seus 120 anos de história

O projeto 500 Electric é apenas uma parte do plano de investimentos que o grupo definiu para os próximos três anos. A FCA prepara-se para investir cerca de 5 mil milhões de euros a fim de renovar grande parte da sua gama. Outros modelos totalmente elétricos e versões eletrificadas de modelos já existentes estão, também, nos planos do grupo.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e veja as fotos da modernização da fábrica de Mirafiori.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados