Artigo de João Isaac
01-08-2019

O ano de 1969 ficará para a história por várias razões. Foi o ano da chegada do homem à lua e do inesquecível festival de música de Woodstock. Foi também o ano do primeiro voo do Boeing 747. No entanto, no que aos automóveis diz respeito, foi o ano de lançamento do icónico Ford Capri.

Leia ainda: Documento Único Automóvel tem novo formato

“O Capri foi o carro que permitiu ao homem comum concretizar um sonho de sempre. Quando o conduzíamos, fazia-nos bem quer ao corpo, quer à mente. Ainda hoje assim é. Em última análise, tinha tudo a ver com o puro prazer de conduzir um modelo que, à época, era já algo de diferente”, refere Steve Sutcliffe, jornalista automóvel.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

De forma a assinalar o aniversário do Capri, a Ford divulgou um vídeo comemorativo com um raro RS2600 com motor V6. O mítico modelo realiza uma viagem nostálgica, desde o sítio onde nasceu, até às florestas nas montanhas de Eifel, onde decorreram os testes de desenvolvimento, passando ainda pelos circuitos de Spa e Zandvoort, onde registou várias vitórias.

Veja o vídeo:

“O automóvel que sempre ambicionámos ter”

Foi assim que o Capri foi anunciado em 1969 e foram mais de 1,8 milhões as pessoas que o escolheram. A elevada procura registada obrigou a linha de produção de Colónia, na Alemanha, a produzir o Capri ao longo de 17 anos. Durante esse tempo, o coupé da Ford foi evoluindo ao longo de três gerações. A produção cessou em 1986 mas o Capri continua a ser um dos modelos preferidos por amantes de carros clássicos.

Percorra a galeria e veja as fotos do Ford Capri.

Fotos: Ford

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados