Artigo de Equipa Automundo
22-11-2021

A Ford revelou hoje, em estreia mundial, o novo Focus, imprimindo ao seu modelo familiar médio um novo, e mais expressivo, design e grupos propulsores eletrificados, mais eficientes em termos de consumo de combustível, juntamente com avançadas tecnologias de conectividade e assistência ao condutor concebidas para tornar as experiências de propriedade e de condução mais acessíveis e gratificantes. O novo Focus disponibiliza a tecnologia Ford SYNC 4 a um maior número de clientes, permitindo navegação conectada à cloud, comandos de voz com compreensão da linguagem natural. O SYNC 4 é suportado por um novíssimo ecrã de 13,2 polegadas, o maior do segmento 2, com uma interface intuitiva concebida para simplificar a navegação numa vasta gama de funcionalidades de condução e conforto. A tecnologia permite também atualizações de software Ford Power-Up, via wireless, para melhorar a funcionalidade ao longo do tempo.

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Entre as avançadas tecnologias de assistência ao condutor que fazem agora a sua estreia no Focus, destacam-se o Assistente de Ângulo Morto (Blind Spot Assist), 3 que monitoriza o ângulo morto do lado do condutor da aproximação de veículos por trás, aplicando correções na direção para avisar o condutor e evitar a mudança de faixa caso seja detetada uma potencial colisão. Estreia também uma opção de transmissão automática para os económicos propulsores EcoBoost Hybrid de 48 V mild hybrid, com potências até 155 CV. A caixa automática Powershift de sete velocidades e dupla embraiagem, torna a condução mais fácil – principalmente em cidade e no trânsito “pára-arranca” – complementando, em simultâneo, o Para comunicados de imprensa, material relacionado, fotos e vídeos, aceda a www.fordmedia.eu ou www.media.ford.com. Siga-nos em www.twitter.com/FordEu ou www.youtube.com/fordofeurope 2 desempenho do grupo propulsor híbrido, cuja performance elétrica assegura o tradicional prazer de condução do Focus.

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A Ford também melhorou o espaço de carga da versão Focus Station, com 1.653 litros 4 de capacidade. Respondendo às exigências dos clientes, a bagageira apresenta-se mais versátil e prática de utilizar e dispõe agora de revestimentos resistentes à água e mais fáceis de limpar (tapete e guarnições laterais), e uma divisória vertical que permite uma organização simples e eficaz do espaço de carga. Está também disponível uma espaçosa e prática versão hatchback de cinco portas. Além disso, a Ford também revelou hoje o novo Focus ST, desenvolvido pela Ford Performance. Apresentando um novo estilo exterior desportivo e novas jantes de liga leve, uma vistosa opção de cor Green Mean e Bancos Performance desenvolvidos internamente, o Focus ST mantém-se fiel ao motor a gasolina EcoBoost de elevado desempenho e aos formatos de carroçaria de cinco portas ou Station.

Todas as novas versões Focus beneficiam de detalhes de design únicos, exibindo personalidades distintas e pormenores de diferenciação em toda a gama através da grelha superior e de toda a secção dianteira. A versão Connected apresenta uma vasta grelha superior, distinguindo-se pelas suas fortes barras horizontais e combinadas por aberturas laterais ascendentes que fluem da grelha inferior. Além disso, a série Titanium apresenta um acabamento cromado estampado a quente nas barras superiores da grelha.

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A diversificada gama de propulsores inclui opções eletrificadas que melhoram a eficiência dos consumos, o requinte de utilização e o tradicional prazer de condução faz parte do apelo do Focus há mais de 20 anos. Agora, mais condutores do Focus podem beneficiar da maior eficiência de combustível e melhor desempenho dos novos motores EcoBoost Hybrid do Focus, graças à disponibilização, em opção, de uma transmissão automática Powershift de sete velocidades, a qual proporciona consumos de 5,2 l/100 km e emissões de CO2 de 117 g/km (WLTP). 1 Além de uma experiência de condução “a dois pedais” menos complicada, a transmissão Powershift de dupla embraiagem proporciona uma aceleração constante e passagens de caixa suaves e rápidas, com reduções triplas que asseguram rapidez nas ultrapassagens.

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No Modo Sport Drive, a caixa de velocidades automática mantém relações mais baixas para um nível de resposta mais desportivo. Esta transmissão oferece também a seleção manual de velocidades através de patilhas desportivas, montadas de série nas versões ST-Line. A caixa automática Powershift também tem parte ativa na poupança de combustível, mantendo o motor híbrido no regime ideal em termos de consumos, e permitindo a entrada em funcionamento do Auto Start-Stop abaixo dos 12 km/h.  Disponível com potências de 125 CV e 155 CV, o novo motor 1.0 EcoBoost Hybrid mild hybrid de 48 V está também disponível com uma caixa manual de seis velocidades, com consumos desde 5,1 l/100 km e emissões de CO2 desde 115 g/km (WLTP). O propulsor híbrido substitui o alternador tradicional por um motor de arranque/gerador integrado acionado por correia (BISG, Belt-driven Integrated Starter/Generator), permitindo a recuperação da energia normalmente perdida durante as travagens, enviando-a para uma bateria de iões de lítio dedicada.

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O BISG é também capaz de funcionar como motor, fornecendo assistência de binário para aumentar o binário total disponível no motopropulsor, melhorando a capacidade de aceleração ou reduzindo o esforço do motor para melhorar a eficiência de consumo de combustível. O novo Focus dispõe também do motor a gasolina Ford EcoBoost 1.0 com potências de 100 CV ou 125 CV, caixa manual de seis velocidades, e consumos desde 5,1 l/100 km e emissões de CO2 desde 116 g/km (WLTP). Sistemas como a dupla distribuição variável independente e a injeção direta de alta pressão contribuem para os baixos consumos e um bom desempenho. Para condutores que fazem uma utilização mais intensa em termos de quilometragem, o motor diesel Ford EcoBlue 1.5 está disponível com 95 CV e 120 CV de potência, com consumos de 4,0 l/100 km e emissões de CO2 desde 106 g/km (WLTP).

Ambas as versões estão disponíveis com transmissão manual de seis velocidades, possuindo coletor de admissão integrado, turbocompressor de baixa inércia e injeção de combustível de alta pressão para reduzir as emissões e aumentar a eficiência de combustão. Uma transmissão automática de oito velocidades está igualmente disponível para a versão de 120 CV. O novo Focus dispõe também de tecnologia de Modos de Condução selecionáveis, oferecendo aos condutores a possibilidade de escolher entre os modos Normal, Sport e Eco, as quais ajustam a resposta do pedal do acelerador, Direção Assistida Eletrónica (EPAS) e caixa de velocidades automática a fim de se adequar ao cenário de condução. As versões Active contam também com o modo “Slippery” para maior confiança em condições de baixa aderência, e com o modo “Trail”, concebido para ajudar a manter a dinâmica em pisos deformáveis.

Tecnologia que facilita a vida

O novo Focus integra na perfeição as últimas tecnologias de conveniência e de condução da Ford, com o objetivo de propiciar uma experiência de condução confortável e conectada. O Focus é o veículo de passageiros Ford de grande volume, até à data, a beneficiar do novo sistema de comunicação e entretenimento SYNC 4, 5 que utiliza um sofisticado algoritmo de aprendizagem para compreender e apresentar, a partir do comportamento dos condutores, sugestões e resultados de pesquisa mais precisos a longo prazo. O SYNC 4 é suportado por um novíssimo ecrã táctil central de 13,2 polegadas, com uma interface intuitiva que permite aos condutores nunca estar a mais de um ou dois toques de distância de qualquer aplicação, informação ou controlo de que necessitam.

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O novo ecrã táctil incorpora também controlos para funções como o aquecimento e a ventilação, anteriormente ativados por botões físicos, o que resulta numa consola central mais limpa e ordenada. O sistema oferece também compatibilidade wireless com Apple CarPlay e Android AutoTM, permitindo uma integração perfeita entre as funções do smartphone e o SYNC 4. O reconhecimento avançado da voz permite aos ocupantes utilizar o seu discurso natural em 15 línguas europeias, combinando dados a bordo com pesquisas na Internet – ativada através do FordPass Connect – para oferecer respostas rápidas e precisas a comandos de quase tudo, desde entretenimento, chamadas telefónicas e mensagens de texto até ao controlo da climatização e informações meteorológicas.

Focus Station mais prática do que nunca

Em resposta às exigências dos clientes, a Ford introduziu uma série de inovadoras funcionalidades no espaço de carga do novo Focus Station, que assim se torna ainda mais prático e conveniente para os clientes. O espaço de bagagem encontra-se agora revestido por um tapete de alta qualidade – anteriormente utilizado apenas no piso do habitáculo e nos tapetes das versões Vignale -, o qual proporciona um toque premium e é mais fácil de limpar graças à utilização de fibras de pelo curto. Uma rede de retenção de carga lateral adicional é ideal para armazenar objetos mais pequenos que, de outra forma, ficariam soltos na bagageira, com o veículo em movimento, e as duas luzes LED proporcionam uma iluminação mais nítida em condições de baixa luminosidade. O piso de carga ajustável tem agora uma dobradiça central, permitindo que seja dobrado para criar uma divisória vertical que se aloja num ângulo de 90 graus, criando dois espaços separados que mantêm os objetos seguros.

Novo Focus ST

A Ford revelou também, em estreia absoluta, o novo Focus ST, equipado com potentes propulsores a gasolina EcoBoost, disponível nas versões de carroçaria hatchback e station, e desenvolvido pela Ford Performance. O novo Focus ST apresenta um design exterior arrojado que realça ainda mais o seu carácter de alta performance. Os detalhes incluem grelhas dianteiras superiores e inferiores tipo “ninho de abelha”, grandes aberturas laterais, saias laterais e apêndices aerodinâmicos otimizados na zona inferior dianteira e na parte traseira do tejadilho. Além de novas jantes de liga leve de 18 polegadas montadas de série, estão disponíveis em opção jantes de 19 polegadas. No interior, o Focus ST apresenta os novíssimos Bancos Desportivos, desenvolvidos internamente pelos engenheiros da Ford Performance para proporcionar elevados níveis de apoio e conforto, seja em pista ou no dia-a-dia.

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Os bancos receberam o selo de aprovação da principal organização de saúde da coluna vertebral “Aktion Gesunder Rücken e.V.” (AGR) (“Campanha para umas Costas mais Saudáveis”). Os comandos elétricos, com 14 funções de regulação, incluindo quatro posições de ajuste do apoio lombar, permite aos condutores obter a sua posição ao volante. O conforto dos bancos é reforçado pelo sistema de aquecimento integrado no equipamento de série. O novo Focus ST é animado por um motor a gasolina EcoBoost de 2,3 litros, com 280 CV de potência e 420 Nm de binário, sobrealimentado por um turbocompressor de fluxo duplo (“twinscroll”) com tecnologia de redução de inércia (“anti-lag”). A caixa manual de seis velocidades é de série com tecnologia de controlo das rotações, quando conjugada com o Pack X opcional, oferecendo reduções de caixa mais suaves e consistentes.

Está também disponível uma caixa automática de sete velocidades com comando por patilhas. Outras tecnologias de condução desportiva incluem um diferencial autoblocante eletrónico que melhora o comportamento em curva e a motricidade em aceleração, bem como Controlo Contínuo de Amortecimento (Continuously Controlled Damping), o qual controla, 500 vezes por segundo, a direção, a travagem, a suspensão e as reações da carroçaria de forma a ajustar a resposta do amortecimento para os melhores padrões de conforto e comportamento em curvas. As versões ST equipados com melhorado Pack X apresentam faróis Dynamic Pixel LED, jantes de liga leve de 19 polegadas e um modo “Track” adicional, integrado nos Modos de Condução selecionáveis, oferecendo um feedback otimizado da direção assistida elétrica (EPAS), uma resposta mais agressiva do acelerador e uma maior margem de manobra do sistema ESC (controlo de estabilidade).

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