Artigo de João Isaac
26-06-2019

Foi hoje apresentado o novo Ford Puma. E não, o Puma já não é um pequeno coupé de duas portas. A Ford decidiu relançar o Puma no mercado mas desta vez sob o formato de um SUV familiar. As linhas desportivas mantém-se mas o Puma é agora uma proposta mais orientada para uma utilização prática e versátil.

No interior, o novo Puma assume-se de imediato como uma das referências do segmento em versatilidade com uma capacidade de bagageira de 456 litros. Debaixo do piso existe um espaço de arrumação com 80 litros designado por Ford Megabox. Assim, é possível transportar na mala do Puma objetos com até 115 centímetros de altura. A Megabox utiliza um forro sintético e dispõe de um furo de drenagem que permitem a limpeza com água.

Estreia híbrido e traz mais potência

Grandes novidades surgem também debaixo do capot. O Puma estreia a tecnologia Ecoboost Hybrid que combina o motor 1.0 com um motor de arranque/alternador de 11,5 kW designado por BISG – belt driven starter/generator. Accionado por correia, o BISG permite recuperar a energia durante as desacelerações e travagens. Esta energia é armazenada num conjunto de baterias de iões de lítio.

“O nosso motor EcoBoost de 1,0 litros já deu provas de que baixos consumos e boas performances não são inconciliáveis. A nossa tecnologia EcoBoost Hybrid coloca essa realidade no nível seguinte. Acreditamos que os clientes vão adorar a suave e rápida entrega de potência dos nossos propulsores EcoBoost Hybrid, da mesma forma que vão gostar de ir menos vezes ao posto de combustível”, refere Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, vendas e serviço da Ford Europa.

Leia ainda: O SQ8 TDI é o novo super SUV da Audi

Para além de alimentar os acessórios elétricos do Puma, a energia pode ser utilizada através do BISG (a funcionar como motor elétrico) para auxiliar o motor térmico durante as acelerações. Esta combinação é proposta em dois níveis de potência, 125 ou 155 cavalos. Na gama mantém-se os motores 1.0 Ecoboost sem tecnologia híbrida, bem como o Diesel Ecoblue. O novo Puma chega a Portugal no início de 2020 e será produzido na linha de montagem da Ford em Craiova, na Roménia.

Percorra a galeria e veja as fotos do novo Ford Puma.

Fotos: Ford

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados