Artigo de Equipa Automundo
09-01-2018

A aparência futurista é uma das imagens de marca da Tesla, e o camião da marca não foge à regra.  Elon Musk prometeu um camião totalmente elétrico e cumpriu. Chama-se Semi, tem uma autonomia de 800 quilómetros em autoestrada com um reboque de 40 toneladas. Foi apresentado esta quinta-feira, na Califórnia, pelo próprio CEO da marca.

Um dos principais destaques do camião são as suas linhas aerodinâmicas. Segundo Musk, este novo veículo é mais aerodinâmico que o Bugatti Chiron. O Semi tem um coeficiente de resistência aerodinâmica de apenas 0,36, quando os valores dos camiões convencionais rondam os 0,65 ou 0,70.

Performance de desportivo

A tecnologia de autonomia na condução da Tesla vai ser aplicada no camião, ainda que seja, com naturalidade, otimizado para as necessidades específicas deste tipo de veículos. As grandes novidades chegam também ao habitáculo. Ao grande para-brisas, acrescenta a posição central do condutor, que permitirá uma visão mais clara da estrada. O Semi vai ser o camião mais rápido do mundo. Vai atingir os 96 km/h em apenas 20 segundos. Sem carga atinge a mesma velocidade em apenas 5 segundos.

No que diz respeito ao carregamento da bateria, graças aos novos postos vai ser possível carregar energia suficiente para 640 quilómetros em apenas 30 minutos.

Fotos: D.R.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados