Artigo de João Isaac
05-08-2019

A Hyundai prepara-se para lançar o seu primeiro modelo com tecnologia de carregamento solar através de um painel instalado no tejadilho. Assim, este sistema inovador fornece energia elétrica adicional, beneficiando a eficiência de combustível e a autonomia da viatura.

Leia ainda: BMW 530e, a renovação traz mais autonomia elétrica

O sistema faz a sua estreia no novo Hyundai Sonata Hybrid. No entanto, no futuro, será incorporado noutros modelos da gama. A estrutura de painéis solares de silício do tejadilho permite que entre 30 a 60% da bateria seja carregada através de energia solar, mesmo durante a condução. Com cerca de seis horas de carga diária, a marca estima que o benefício possa chegar aos 1300 quilómetros anuais.

O sistema faz a sua estreia no novo Hyundai Sonata Hybrid

“A tecnologia de carregamento solar através do tejadilho é o exemplo de como a Hyundai se está a tornar num fornecedor de mobilidade limpa. Esta tecnologia permite que os clientes tenham um papel ativo na questão das emissões. Estamos a esforçar-nos para expandir a tecnologia a outros modelos da gama, incluindo automóveis com motor de combustão”, afirma Heui Won Yang, Vice Presidente da Hyundai.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

O sistema é composto pelo painel solar e por um controlador. A eletricidade é gerada quando a energia solar ativa a superfície do painel. A energia contida nos fotões é transmitida aos eletrões presentes nos átomos de silício. Ocorre, assim, o efeito fotovoltaico. O carregamento solar é, atualmente, um sistema de apoio. No entanto, é mais um passo para uma mobilidade cada vez mais limpa.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados