Artigo de Equipa Automundo
16-04-2023

A Hyundai revelou, no início deste ano, o Hyundai N Vision 74. Um veículo único, de alta performance, movido a hidrogénio, com um design inspirado num outro protótipo icónico da marca sul-coreana. O protótipo de design futurista é a mais recente aposta de inovação da gama N da Hyundai, espelhando a visão de futuro e progresso pela humanidade da marca. Os designers da Hyundai desenvolveram o Hyundai N Vision 74 em homenagem ao Hyundai Pony Coupé, um protótipo lançado em 1974. Este modelo apresentava um design diferente, concebido pelo famoso designer automóvel italiano Giorgetto Giugiaro, e impressionou o público quando foi apresentado no Salão Automóvel de Turim.

Leia ainda: Mercedes-Benz C 220 d Station, a bela dama alemã por muitos desejada

Hyundai N Vision 74, a evolução de 50 anos de um design inovador

Recentemente, a Hyundai anunciou que iria colaborar novamente com Giugiaro, em homenagem à herança da marca, recuperando o carro que impulsionou a indústria automóvel sul-coreana. Assim, a empresa italiana GFG Style, fundada por pai e filho, Giorgetto e Fabrizio Giugiaro, irá reconstruir o conceito original do Pony Coupé. Quando os designers da Hyundai começaram a conceber o Hyundai N Vision 74, mergulharam nos arquivos do Centro de Design da marca sul-coreana, analisando documentos e protótipos de design do Pony Coupé. No entanto, ao mesmo tempo que consultavam os esboços e planos desgastados pelo tempo, fizeram uma descoberta fascinante que desafiou a sua própria perceção da história do design da marca.

Leia ainda: CarCloud, o primeiro serviço de subscrição automóvel disponível em Portugal

Para os designers da Hyundai, o passado da empresa serve como uma bússola que orienta o futuro. Inspirado no conceito do Hyundai Pony Coupé de 1974, o Hyundai N Vision 74 é o mais recente exemplo da sua ambição. Um Fuel Cell EV (FCEV) concebido para alta performance, redefinindo a relação da Hyundai com o seu legado e com os modelos que ainda estão por vir. O exterior abre uma janela de possibilidades sobre como poderão ser os futuros carros de alta performance, mas, ao mesmo tempo, inspira-se no legado histórico da marca. A sua superfície minimalista, o perfil dinâmico e proporcional, assim como, o pilar B foram todos herdados do Pony Coupé. Paralelamente, as luzes frontais Parametric Pixel do N Vision 74 e a grelha frontal são símbolos da mobilidade sustentável, que a marca pretende desenvolver, dando continuidade à recente linha de design da Hyundai, nomeadamente, nos modelos IONIQ.

O design do N Vision 74

A estética funcional inspirada no motor do modelo, assegura que a forma segue a sua função, representando a paixão da Hyundai pela alta performance sustentável, ao mesmo tempo que se expressa e apresenta como um verdadeiro N. O Hyundai N Vision 74 está equipado com elementos de refrigeração que estão totalmente integrados no seu design, cumprindo os requisitos de um FCEV. Isto inclui entradas de ar na traseira e lateral da viatura. O protótipo foi também projetado com uma aerodinâmica melhorada, para uma experiência de condução superior.

Veja também: Seat Tarraco, um SUV que é grande no tamanho e em qualidades

Características como o para-choques e o difusor traseiro também tornaram a sua imagem mais elegante. Por sua vez, as jantes aerodinâmicas equilibram a eficiência aerodinâmica com a performance, permitindo que o modelo se mantenha assente nos três pilares da gama N: com um excelente desempenho em curva, boa capacidade em pista e consegue ser o seu desportivo do dia-a-dia. No interior, o Hyundai N Vision 74 proporciona um ambiente de condução único que mistura elementos herdados com um design moderno e assentos de desportivos. O interior herda o cockpit do conceito de centralidade no condutor do Hyundai Pony Coupé, ao mesmo tempo que os detalhes são inspirados no Performance Blue criando uma sensação interior única e exclusiva de um N.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados