Artigo de Guilherme André
05-03-2020

A Toyota apostou todas as fichas com o novo GR Yaris ao criar um desportivo que tem recebido vários elogios pelo mundo. De facto, aquele que se assume como o mais aguerrido do segmento em que se insere, já está disponível para pré-reserva em Portugal. Para tal, é necessário aceder a um site específico criado pela Toyota, onde os interessados podem realizar a encomenda. Ainda assim, convém referir que o pequeno Toyota GR Yaris não vai sair nada barato.

Leia ainda: McLaren 765LT, o novo supercarro recheado de carbono e potência

Sabe-se que o valor estimado é ligeiramente inferior a 50 mil euros, ainda que este esteja pendente da homologação europeia, um dado que se vai refletir nos impostos nacionais. Em suma, o preço vai ser algo superior quando comparado com possíveis rivais de segmento, ou até mesmo, de dimensões superiores.

Veja o vídeo:

Toyota GR Yaris foi construído com ajuda dos engenheiros de WRC

Inspirado nos carros que participam no mundial de Ralis, campeonato ganho pela Toyota em 2019, o principal objetivo passa por garantir uma condução dinâmica. Para tal recebeu vários componentes novos com ajuda dos engenheiros de WRC. Começamos a longa lista pelo motor. O três cilindros 1.6 lt turbo é agora o motor mais potente de sempre instalado num automóvel.

Veja também: Aston Martin V12 Speedster, a união entre exclusividade e performance

Assim, o “pocket-rocket” beneficia dos dados retirados da competição, algo que impulsiona a potência para os 261 cavalos e 360 Nm de binário. A cereja no topo do bolo é a transmissão manual de seis velocidades. Com esta configuração, o Toyota GR Yaris acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 230 km/h.

Primeiras unidades chegam no fim de 2020

Construído sobre uma nova plataforma, recorre a fibra de carbono e alumínio, algo que dita o peso de 1280 kg (sem condutor). Para além disso, recebe uma nova suspensão e uma largura superior ao Yaris base. No exterior, destaque para a carroçaria de três portas. O visual indica para aquilo que este Toyota GR Yaris foi feito: para ser desportivo. De facto, destacam-se as grandes ponteiras de escape atrás e o ar aguerrido do pequeno “pocket-rocket”. Por fim, o novo desportivo nipónico está previsto para a segunda metade de 2020. Este será produzido em Motomachi, fábrica essa que conta com uma nova divisão especificamente criada para estes carros desportivos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e recorde o desportivo nipónico.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados