Artigo de Equipa Automundo
19-12-2022

A Jaguar Classic apresentou duas réplicas exclusivas do C-Type para comemorar as vitórias pioneiras do veículo em 1953. Cada “70-Edition” integra especificações distintas e será produzido nas vanguardistas instalações da Classic Works em Coventry. As duas réplicas do Jaguar C-Type foram apresentadas setenta anos após os C-Type. Estes, equipados com os travões de disco pioneiros, estiveram no topo da competição automóvel e, inclusivamente, dominaram as 24 horas de Le Mans em 1953. Nesse ano, participaram quatro veículos da Jaguar e conquistaram a primeira, segunda, quarta e nona posições. A equipa de pilotos vencedora, formada por Tony Rolt e Duncan Hamilton, percorreu mais de 2.500 milhas a uma velocidade média de 105,85 mph, batendo o recorde anterior e, simultaneamente, tornando-se os primeiros vencedores a conquistar o título com uma velocidade média superior a 100 mph. Um reconhecimento a estes Jaguar notáveis.

Jaguar apresenta duas réplicas exclusivas 70-Edition do C-Type

Cada réplica do C-Type “70-Edition” foi personalizada com uma cor e revestimento evocativos, com um logótipo em prata esmaltada produzida à mão em conjunto com as costuras e bordados “70-Edition” e as circunferências pintadas com o número de competição 70. A primeira destas edições tem um acabamento na cor exclusiva Verbier Silver com um interior em couro Cranberry Red. Esta combinação de cores e revestimentos irrepetível é inspirada no aniversário de platina do C-Type. O segundo “70-Edition” é uma homenagem ao C-Type vencedor XKC051 de Rolt e Hamilton, com um acabamento nas cores da equipa de competição: British Racing Green com couro Green Suede. O logótipo “70-Edition” foi inspirado nas características visuais do C-Type, originalmente criado pelo designer Malcolm Sayer, conhecido pela criação do D-Type e do E-Type.

Cada réplica do C-Type “70-Edition” foi personalizada com uma cor

Cada “70-Edition” incorpora um alojamento de chaves à medida e uma placa de tablier concebidas pelo parceiro joalheiro Deakin & Francis. Fundado em 1786, Deakin & Francis tem mais de 230 anos de experiência como o joalheiro de produção mais antigo de Inglaterra e criou a placa do tablier a partir de um depósito de combustível de um C-Type de 1953. Criados manualmente durante mais de 3.000 horas nas instalações da Jaguar Classic Works em Coventry, todos os modelos de réplicas do C-Type, incluindo os “70-Edition”, serão produzidos em conformidade com a especificação de competição dos C-Type de 1953. Sob a carroçaria em alumínio encontra-se um motor de seis cilindros em linha e 3,4 litros, que demorou nove meses a ser produzido, com carburadores triplos Weber 40DCO3 meticulosamente recondicionados que desenvolvem 220 CV.

Leia ainda: Novo Ford Mustang eleva o estilo, performance e imersão digital ao patamar seguinte

A equipa da Jaguar Classic demonstrou uma atenção minuciosa aos detalhes. As fotografias do reservatório do fluido de travões mostravam que os veículos originais incorporavam suportes que tinham sido, sem dúvida, desenhados para outro veículo, e que não tinham qualquer utilidade no C-Type. Para assegurar a autenticidade, todas as réplicas dos C-Type mantêm esta anomalia. A equipa da Jaguar Classic contribuiu para dar vida ao legado da Jaguar através de uma investigação exaustiva, conhecimentos de engenharia e ferramentas modernas à disposição da Jaguar Land Rover, incluindo o design avançado assistido por computador. De seguida, as réplicas do C-Type são criadas utilizando os métodos e técnicas de produção da época para assegurar que a edição limitada é fiel aos originais.

 Percorra a galeria e veja mais fotos dos modelos da Jaguar.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados