Artigo de Equipa Automundo
06-09-2021

O Jaguar F-Pace é mais irresistível do que nunca com a incorporação na gama do exclusivo R-Dynamic Black, em complemento às melhorias em tecnologias de bem-estar, conectividade e assistência ao condutor em todos os modelos. Disponibiliza design exclusivo e especificações otimizadas, que incluem um Black Pack com tampas dos espelhos Gloss Black, tejadilho panorâmico fixo e vidros fumados. As jantes de 20 polegadas com acabamento em Gloss Black complementam na perfeição estes elementos. Da mesma forma que os restantes F-Pace, o R-Dynamic Black pode ser equipado com uma gama de motores Ingenium que se caracterizam pelo seu requinte, eficiência e capacidade de resposta, da tecnologia micro-híbrida (MHEV) diesel de quatro cilindros e 163 CV ao motor híbrido plug-in (PHEV) de gasolina de 404 CV.

Jaguar F-Pace estreia o modelo R-Dynamic Black com tecnologia melhorada

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

A presença em estrada segura e dinâmica do F-Pace é realçada com as especificações exclusivas do R-Dynamic Black. O Black Pack incorpora agora um acabamento em Gloss Black nas tampas dos espelhos, grelha e moldura, molduras das janelas, grelhas laterais com o icónico leaper da Jaguar, o painel inferior traseiro e os logótipos traseiros. Este é complemento na perfeição palas jantes de 20 polegadas “Style 10672”, também em Gloss Black. As pinças de travão Red realçam o design atraente das jantes. Os detalhes continuam nas barras do tejadilho Gloss Black em vez das opcionais prateadas dos modelos principais, e um tejadilho panorâmico fixo. O F-PACE R-Dynamic Black encontra-se disponível numa gama abrangente de cores: uma com acabamento sólido, sete metalizadas (incluindo a nova Ostuni White) e duas pinturas metalizadas premium. O luxuoso interior artesanal do F-PACE é realçado no R-Dynamic Black com acabamento modernos em Satin Charcoal Ash e pedais metálicos brilhantes.

Conforto e bem estar maximizados

Os sistemas de ionização do ar do habitáculo e filtro PM2.5, introduzidos no ano passado no F-Pace para captar partículas ultrafinas e eliminar alérgenos e odores, foram desenvolvidos até chegar ao novo sistema premium de purificação do ar, que inclui duas funções adicionais que melhoram adicionalmente a qualidade do ar do habitáculo para aumentar o bem estar e o conforto dos ocupantes. A primeira função é Air Purge, que proporciona benefícios mesmo antes de o veículo ser ligado, dado que utiliza a recirculação e os ventiladores do sistema de climatização para renovar o ar do interior do habitáculo sem ter de abrir as portas. Para tal, terá apenas de ser estabelecida uma hora de saída no ecrã táctil do informação e entretenimento ou na aplicação Jaguar Remote.

Veja também: Jaguar Mark 2, a berlina de luxo com argumentos desportivos que seduzia ladrões

A segunda função é o sensor de CO2 do habitáculo, que monitoriza e ajusta os níveis de dióxido de carbono no interior do veículo para proporcionar maior conforto. A concentração pode aumentar com o decorrer do tempo se o sistema de ar condicionado automático funcionar em modo recirculação durante períodos longos, como quando o veículo é conduzido em zonas com níveis de contaminação elevados. A funcionalidade pode ativar a introdução de ar novo para assegurar que os níveis se mantêm dentro dos limites aconselhados. Os clientes podem também consultar no ecrã táctil os níveis de partículas presentes dentro e fora do habitáculo.

Informação, entretenimento e conectividade

O sistema de informação e entretenimento Pivi Pro da Jaguar, que se caracteriza pela sua rapidez, utilização intuitiva e capacidade de resposta, integra um conjunto de aplicações, como Spotify, além de incorporar Apple CarPlay® de série. O Android Auto™ também é incorporado de série. As capacidades SOTA do F-Pace permitem manter o Pivi Pro e os sistemas do veículo atualizados de forma remota e simples. Em complemento, graças à tecnologia de SIM duplo do Pivi Pro, é possível reproduzir música em streaming em simultâneo.

Pivi Pro também pode ligar dois smartphones em simultâneo através de Bluetooth, enquanto a base de carregamento sem fios opcional integra um potenciador de sinal para melhorar a receção. Este sistema assegura chamadas mais nítidas com a ajuda de uma antena externa incorporada no tejadilho do veículo. No caso do F-Pace PHEV, Pivi Pro torna mais fácil a ligação a redes de carregamento públicas. Além de apresentar a localização das estações de carregamento, indica se estão disponíveis, o seu custo e uma estimava do tempo de carregamento.

Sistemas de assistência ao condutor e pneus auto-vedantes

À gama abrangente de sistemas de assistência disponíveis no F-Pace junta-se uma nova função concebida para aumentar a assistência ao condutor. O Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Assistência à Direção é ideal para viagens longas em autoestrada. Proporciona uma assistência suave à direção, aceleração e travagem para manter o veículo centrado na faixa e uma distância programada ao veículo da frente.

Os pneus auto-vedantes são uma nova incorporação aos sistemas anti-furos disponibilizados. Funcionam através de uma camada de selante integrada no pneu que cria uma vedação hermética sobre o objeto perfurante na faixa do piso. A camada selante tapa o orifício e mantém a cavidade do pneu hermeticamente selada. Esta função permite ao cliente continuar a viagem sem problemas, desde de que seja mantida a pressão do pneu. Encontra-se disponível como opção (sempre com pneus para todas as estações).

Performance elétrica

O F-Pace pode ser equipado com o motor híbrido plug-in P400e de quatro cilindros a gasolina ou com uma gama de motores Ingenium a gasolina e diesel de quatro cilindros e seis cilindros em linha, a maioria com tecnologia micro-híbrida de 48 V para otimizar o desempenho e a eficiência. Todas as versões do F-PACE incluem tração integral inteligente e uma caixa automática de oito velocidades que pode ser controlada com o seletor Jaguar ou utilizando as patilhas metálicas de seleção de velocidades para uma experiência de condução mais envolvente com sensações tácteis requintadas.

Gama completa de motores em Espanha e Portugal:

Gasolina

· Motor turbo 2.0 de quatro cilindros e 250 CV;

· Motor turbo PHEV 2.0 de quatro cilindros e 404 CV;

· Motor V8 5.0 Supercharged de 550 CV (apenas SVR).

Diesel

· Motor turbo MHEV 2.0 de quatro cilindros e 163 CV;

· Motor turbo MHEV 2.0 de quatro cilindros e 204 CV;

· Motor turbo sequencial em série MHEV 3.0 de seis cilindros e 300 CV (não disponível em Portugal).

Percorra a galeria e veja mais fotos deste modelo da Jaguar.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top