Artigo de Equipa Automundo
03-07-2020

O primeiro Lexus 100% elétrico incorpora o design apaixonante e o apelo visual do crossover urbano, mais vendido da marca. O Lexus UX 300e adiciona uma série de detalhes de design únicos, no interior e no exterior aerodinâmico e maximiza o espaço para passageiros e bagagens. A Lexus manteve intactas as características únicas de design e versatilidade do UX e concentrou-se na oportunidade de aproveitar as vantagens de desempenho exclusivas dos 100% elétricos (Battery Electric Vehicles – BEV). O design inteligente e o posicionamento da bateria resultaram num modelo zero emissões que é fiel ao design de crossover que atraiu 25.000 clientes no seu primeiro ano de vendas, tornando-se no Lexus mais vendido na Europa.

Leia ainda: Renovação do Jaguar I-Pace garante menos tempo de carregamento

O Lexus UX 300e apresenta a presença muscular e linhas atléticas do UX, e adiciona jantes exclusivas, o emblema lateral Elétric e discretas tampas nas laterais junto aos farolins, uma para carregamento normal (AC doméstico) à direita e outra para carregamento rápido (DC) à esquerda.

Criadas especialmente para o UX 300e, estão disponíveis jantes de liga leve de 17 ”ou 18”, com acabamento em cinza. As primeiras, apresentam ‘ventilação aerodinâmica’ com abas de cada lado dos raios, com uma forma semelhante à ‘aba Gurney’ instalada na asa traseira dos carros de corrida de F1, que permitem regular o fluxo de ar e aumentar a força descendente. Este design inovador das jantes proporciona uma travagem mais estável, aumentando a eficiência de refrigeração e reduz a turbulência na zona lateral da carroçaria.

Lexus UX 300e, o 100% elétrico com um design apaixonante

O UX 300e possui abas aerodinâmicas na grelha frontal inferior que, dependendo do estado da bateria, abrem e fecham automaticamente. Quando o fluxo de ar gerado pela condução excede o necessário para o arrefecimento, as abas são fechadas para otimizar o fluxo de ar que entra pela grelha.

As molduras aerodinâmicas das rodas e o farolim traseiro são herdados do UX. A componente aerodinâmica dos farolins traseiros reduz as alterações na pressão do ar em cerca de 16% e contribuem para uma excelente estabilidade traseira em curva e com ventos laterais. Exclusivas do UX 300e, as proteções do piso foram ampliadas e a superfície inferior da bateria é plana e lisa, criando uma estrutura aerodinâmica na parte inferior da carroçaria.

Leia ainda: Novo Peugeot e-2008, o SUV elétrico que começa nos 37 mil euros

O cockpit “orientado para o condutor” oferece um campo de visão e sensação de espaço, líderes no seu segmento, enquanto o design da consola central cria uma ligação suave entre as áreas do condutor e do passageiro. Com todos os comandos colocados ergonomicamente, há até comandos de áudio embutidos no apoio de braço. O painel de instrumentos foi projetado especialmente para o UX 300e com um velocímetro digital com um design desportivo, um indicador de autonomia e um indicador de desaceleração. O seletor de velocidades, que substitui o seletor convencional, apresenta um acabamento que só a Lexus iria incluir num modelo deste segmento. Por fim, os bancos traseiros do UX 300e estão colocados a um ângulo específico para acomodar perfeitamente os passageiros e a bateria elétrica.

Lexus UX 300e chega a Portugal no primeiro trimestre de 2021

Com a compacta bateria de iões de lítio instalada debaixo dos bancos traseiros e debaixo do piso do habitáculo, o espaço traseiro é semelhante ao UX eletrificado com a tecnologia “Full hybrid” (menos 16,4 mm de altura na zona da cabeça traseira), enquanto o espaço da bagageira é aumentado em 47 litros (até à chapeleira) em comparação com o UX 250h. A capacidade da bagageira do UX 300e é de 367 litros (até à chapeleira), e com a tampa da mala com abertura automática, o acesso à bagageira é ainda mais facilitado. O Lexus UX 300 tem lançamento previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021.

Percorra a galeria e veja mais fotos do Lexus UX 300e.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top