Artigo de Bruno Seruca
16-12-2024

Na hora de comprar carro novo existem vários fatores a ter em conta. Haverá quem olhe apenas para o preço. Já outros analisam outros detalhes. O que ninguém certamente deseja é ter um carro que está mais tempo na oficina a ser arranjado do que na estrada. A pensar nisto, a Consumer Reports partilha aquela que é a lista anual das marcas de carros de maior confiança. E podemos desde já dizer que existe um novo líder.

Leia ainda: Xiaomi YU7: Primeiro SUV elétrico da marca chinesa quer fazer frente ao Tesla Model 3

O novo carro de quem todos falam

O grande destaque vai para a Subaru, que está no topo da lista. Relegando assim para outros lugares a Lexus e a Toyota, habituais vencedores desta distinção. Existem sete modelos da marca que são destacados pela Consumer Reports. São eles o Forester e o Impreza, com as melhores pontuações. Seguem-se o Crosstrek, Legacy, Outback e Ascent. Todos com pontuações acima da média. “Essa semelhança significa que quando a Subaru redesenha um veículo, pode fazer menos mudanças incrementais ao transportar sistemas confiáveis. Isso reduz o risco de novos problemas”, explica Steven Elek, analista de dados da Consumer Reports, em declarações citadas pelo autoblog.

Marcas asiáticas em destaque

Apesar de terem sido destronadas, tanto a Lexus como a Toyota ocupam lugares dignos de registo com, respetivamente, dois e 16 modelos na lista. O top cinco é fechado pela Honda e Acura. Realce ainda para o facto de Mazda, Audi e BMW figurarem nos melhores dez. Por outro lado, GMC, Cadillac e Rivian ocupam lugares menos simpáticos na lista. Realce para o facto de que existem cada vez mais modelos elétricos presentes na lista. Bem como para o domínio asiático no top 10. Já que 8 das 10 marcas mais confiáveis são do Japão ou Coreia do Sul. Seguem-se as marcas europeias, lideradas pela Audi e BMW.

Como é feita a classificação?

Para criar a lista das marcas de maior confiabilidade, a Consumer Reports tem por base pesquisas relacionadas com mais de 300 mil viaturas, sendo que todos os modelos são de 2000 a 2024. São avaliados 20 parâmetros de potenciais problemas. Que vão do barulho nos travões até falhas na bateria. Cada um desses detalhes recebe uma nota que vai de 0 a 100, sendo depois atribuída uma média.

Fotos: Reprodução NetCarShow

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados