Artigo de Guilherme André
17-07-2019

A Lotus apresentou o seu primeiro veículo elétrico, o Evija. Este modelo marca um novo capítulo na história do fabricante britânico, já que é o primeiro veículo produzido desde a aquisição por parte da chinesa Geely. No exterior, o hipercarro apresenta linhas modernas e futuristas, numa carroçaria completamente em fibra de carbono.

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O carácter desportivo é conseguido pela altura ao solo de apenas 105 mm. Por outro lado, os elementos mais marcantes do hipercarro estão presentes na traseira. Assim, os dois “túneis” delineados pelos farolins são, segundo a Lotus, inspirados pelos protótipos de Le Mans. Para além da estética têm também um papel importante já que otimizam a fluxo de ar, ajudando assim, na aerodinâmica. Por fim, os espelhos convencionais foram substituídos por câmaras.

Os 2000 cavalos tornam o Evija o carro de produção mais potente de sempre

Passando para a performance, o Evija surpreende pelos números. Os quatro propulsores elétricos produzem 2000 cavalos e 1700 Nm de binário, valores que o tornam no carro de produção, homologado para a via pública, mais potente de sempre. Para desenvolver tamanha cavalagem, o motor elétrico é alimentado por baterias de iões de lítio com uns estrondosos 2000 kW, fornecidas pela Williams Advanced Engineering.

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Esta bateria é capaz de aceitar potências de carregamento até 800 kW, curiosamente, uma potência que ainda não se encontra disponível em nenhum carregador. Contudo, utilizando o atual carregador mais potente de 350 kW, as baterias demoram cerca de 12 minutos dos 0 aos 80% de carga e 18 minutos até à carga máxima. Com um único carregamento o hipercarro disponibiliza 400 km de autonomia. O pacote de baterias está montado ao centro por baixo dos bancos e estende-se até à traseira do veículo. O chassis monocoque em fibra de carbono pesa uns meros 129 kg. Deste modo, o peso total do veículo é de 1680 kg.

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Ainda ao nível mecânico, o Evija está equipado com três amortecedores de alta performance em cada eixo. Para além disso, as jantes de 20 (frente) e 21 (trás) polegadas em magnésio estão equipadas com pneus Pirelli Trofeo R, desenvolvidos especificamente para suportar a exigência de 2000 cavalos.

Lotus Evija demora menos de nove segundos dos 0 aos 300 km/h

Criado “para os condutores” não é de estranhar a velocidade máxima de 340 km/h e as acelerações dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos. Ainda mais impressionante é a aceleração dos 100 aos 200 km/h em menos de três segundos e dos 200 aos 300 km/h em menos de quatro segundos. Tudo contabilizado o Evija demora menos de nove segundos dos 0 aos 300 km/h.

Interior à “carro de corrida”

O habitáculo do Lotus Evija é minimalista, destacando-se o “tablier flutuante” como se pode observar pelo vidro dianteiro. Os bancos têm o mesmo ângulo dos Fórmula 1, com o objetivo de suportar as forças G produzidas devido à elevadíssima potência. Contudo, tem todos os elementos de conforto que podemos encontrar num veículo convencional, tais como ar condicionado ou sistema de navegação com Apple Car Play e Android Auto.

Limitado a apenas 130 unidades

A produção do Lotus Evija vai começar apenas em 2020 na histórica fábrica da Lotus em Hethel, Reino Unido. O hipercarro está limitado a 130 unidades e para o adquirir é necessário “segurar a vaga de produção”. Assim, o cliente tem de avançar com cerca de 275 mil euros (250 mil libras). Por fim, o valor do hipercarro ascende a aproximadamente 1,9 milhões de euros (1,7 milhões de libras) mais impostos.

Percorra a galeria e conheça o Lotus Evija, o primeiro hipercarro 100% elétrico do fabricante britânico.

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