Artigo de Guilherme André
29-01-2020

Terminaram os rumores. A Renault apresentou Luca de Meo como novo CEO da marca. Curiosamente, o anúncio é feito no mesmo dia apresentação do novo Seat Leon, carro que começou a ser desenvolvido ainda sobre o comando de Luca. O italiano esteve entre 2015 e 2019 como presidente do Conselho de Administração da marca espanhola. De Meo assume as funções no dia 1 de julho de 2020 e vai assim substituir Clotilde Delbos que se torna diretora-geral adjunta.

Leia ainda: Ducati apresenta duas novas versões da Scrambler 1100

No anúncio, a marca gaulesa salienta a “carreira, experiência e sucesso em funções anteriores”. Foram estas as principais causas para a contratação do italiano. De facto, Luca de Meo é um dos responsáveis pelo grande crescimento da Seat nos últimos anos. Destacam ainda que “reúne todas as qualidades para contribuir para o desenvolvimento e transformação do Grupo Renault em todas as dimensões”.

Luca de Meo já passou por várias marcas

O italiano de 52 anos tem no currículo um grande número de marcas e grupos. Começou, curiosamente, na Renault, trabalho esse que abriu portas para ingressar posteriormente na Toyota europeia. De seguida, passa para o Grupo Fiat onde assume quatro marcas: Fiat, Alfa Romeo, Lancia e Abarth. Só em 2009 é que dá o salto para o Grupo Volkswagen ao assumir o marketing da VW e, numa segunda fase, as vendas da Audi. Em 2015 sobe a Presidente da Seat, com responsabilidade na Ducati e igualmente na Lamborghini, funções que manteve até 2020.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados