Artigo de João Isaac
06-06-2019

A Mazda lançou o revolucionário motor Skyactiv-X na gama do seu familiar compacto. O Skyactiv-X combina o funcionamento de um motor a gasolina com a ignição por compressão de um Diesel. A partir de agora, o Mazda 3 Skyactiv-X está disponível para encomenda em alguns países. As primeiras unidades deverão começar a ser entregues no outono.

A marca revelou ainda mais detalhes sobre o seu inovador propulsor. O quatro cilindros tem 2,0 lt de cilindrada e debita 180 cavalos de potência. O binário de 224 Nm contribui, segundo a marca, para a agradabilidade de condução. Assim, combina a mais imediata disponibilidade de um Diesel com os regimes mais amplos de utilização de um propulsor a gasolina.

Leia ainda: O Mii é o primeiro modelo totalmente elétrico da SEAT

Tal como a versão Skyactiv-G, também o novo motor com tecnologia SPCCI conta com um sistema mild hybrid de 24 Volts. Assim, este sistema consegue reaproveitar energia durante as desacelerações. Esta é depois encaminhada para o motor elétrico que assiste o “dois litros” a gasolina.

Baixo consumo e emissões reduzidas

Analisando os consumos declarados (WLTP) e comparando o novo motor com o Skyactiv-G, o consumo combinado desce 0,7 litros/100 km. No entanto, mais impressionante é o registo a baixa velocidade, com a média a descer de 8,5 para 6,6 litros por cada 100 quilómetros. As emissões foram reduzidas em cerca de 10%.

O novo motor Skyactiv-X pode estar associado a uma transmissão manual ou a uma automática. Está, também, disponível quer na carroçaria hatchback, quer no mais clássico sedan.

Percorra a galeria e veja as fotos do novo Mazda 3.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados