Artigo de João Isaac
30-01-2020

A Mazda Motor Corporation celebra hoje o seu primeiro centenário. A marca japonesa que começou a sua atividade como fabricante de produtos de cortiça, enfrentou igualmente períodos de grandes dificuldades. O maior desses exemplos deu-se durante a Segunda Guerra Mundial quando em 1945 a cidade de Hiroxima sofreu as consequências da bomba atómica Little Boy.

Leia ainda: Lotus aposta em nova versão para o desportivo Evora

O primeiro veículo produzido pela Mazda foi um pequeno motociclo de três rodas com uma grande caixa de carga atrás. O Mazda-Go, nome pelo qual era conhecido, foi distribuído pela rede Mitsubishi até 1936. O primeiro automóvel produzido foi o pequeno R360 Coupé com motor de 16 cavalos arrefecido a ar. A Mazda inovou também por utilizar motores rotativos em alguns dos seus modelos. O primeiro foi o Cosmo Sport, atualmente uma raridade muito valiosa.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

O icónico DeLorean pode mesmo estar de regresso no futuro – Leia a notícia em www.automundo.pt – #automundoportugal #delorean #backtothefuture

Uma publicação partilhada por automundo.pt (@automundo_pt) a

As décadas de 70 e 80 trouxeram-nos, respetivamente, ícones como o RX-7 e o MX-5. Já os anos 90 ficaram marcados pela inédita vitória nas 24 horas de Le Mans na edição de 1991 com o impressionante 787B. “À medida que olhamos para os próximos 100 anos, continuaremos a desafiar-nos na criação de produtos, tecnologias e experiências únicas com que os nossos clientes se identifiquem”, afirmou Akira Marumoto, presidente e CEO da Mazda Motor Corporation.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Atualmente, a Mazda está focada em valores como o “Jinba ittai”, na procura do máximo prazer de condução, bem como no desenvolvimento da sua linguagem de design Kodo e da sua inovadora família de motores térmicos Skyactiv. Prepara-se, igualmente, para lançar no mercado o seu primeiro veículo elétrico, o MX-30.

Percorra a galeria e veja as fotos de alguns dos modelos mais icónicos da história da Mazda.

Fotos: Mazda

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados