Artigo de Equipa Automundo
27-09-2021

Uma versão significativamente evoluída do elegante, espaçoso e dinâmico SUV Mazda CX-5 irá estar à venda em toda a Europa a partir do início do próximo ano. A geração de 2022 do Mazda CX-5 passará a integrar o sistema Mi-Drive, que permite a seleção de múltiplos modos de condução, bem como uma dinâmica de condução melhorada, um novo estilo, uma diferenciação de gama mais vincada, evoluções em termos de conteúdos a bordo e de cariz prático, tudo complementado por um leque mais alargado de funcionalidades de segurança.

Mazda CX-5 aponta a 2022 com mais tecnologia e novas versões

A geração de 2022 do SUV CX-5 estreia o sistema Mazda Intelligent Drive (Mi-Drive), que permite ao condutor selecionar o modo de condução mais adequado às características do momento, com um simples toque num comando. Em alguns níveis de equipamento dotados do sistema de tracção integral i-Activ AWD beneficiam, também, de um Modo Off-Road, que ajuda a tornar mais natural a condução sobre condições de piso de menor aderência. A próxima geração da Skyactiv-Vehicle Architecture da Mazda vê-se agora aplicada ao CX-5 de 2022, com efeitos positivos em termos de estrutura e carroçaria, suspensões e bancos, bem como resultando em melhorias no conforto de condução e na diminuição da fadiga. O ruído proveniente da estrada também foi significativamente reduzido, em particular quando se conduz em pisos mais abrasivos ou de gravilha.

Leia ainda: Mercedes-Benz C 220 d Station, a bela dama alemã por muitos desejada

Secção frontal do CX-5 de 2022 destaca-se pela nova grelha tridimensional

A secção frontal do CX-5 de 2022 destaca-se pela nova grelha tridimensional, mais vincada, associada à asa de assinatura característica do design da Mazda. Ao nível da iluminação, os conjuntos ópticos dianteiros e traseiros adotam um novo estilo, enquanto ao nível das cores de carroçaria a palete vê-se acrescida do novo tom Zircon Sand. Em termos de equipamento, a gama passa a compor-se de três novas denominações, com diferenças subtis, mas adequadas às características distintas de cada patamar.

O nível de equipamento Newground apresenta, no exterior, elementos de estilo em tom prateado nas zonas inferiores dos para-choques dianteiro e traseiro e nas guarnições das portas, retrovisores exteriores pretos, elementos em verde lima na grelha dianteira e jantes de liga leve de 19” em preto maquinado. O interior combina estofos em camurça com costuras em verde lima, cor também presente nas saídas do ar condicionado.

Leia ainda: Seat Leon Cupra R ST, a carrinha que nunca vai ver no retrovisor

Já o patamar Homura acrescenta um acabamento em preto brilhante mais desportivo à grelha dianteira, asa de assinatura, secções inferiores dos para-choques, arcos das rodas, guarnições de portas e retrovisores exteriores, dando à carroçaria um visual mais alongado e atlético. As jantes de liga leve de 19″ têm um acabamento em preto metalizado, em contraste com os detalhes vermelhos na grelha frontal. Também em vermelho são as costuras presentes nos bancos em couro preto, volante, alavanca da caixa de velocidade e painéis da porta.

Novos conteúdos e um leque de tecnologias de segurança mais abrangente

O nível High+ destaca-se por uma uniformização na cor exterior, que enaltece a beleza das formas dinâmicas do design Kodo. As jantes de liga leve de 19″ prateadas contribuem para reforçar o visual sólido e metálico do modelo. O interior apresenta o suave tacto do couro Nappa e as texturas luxuosas de genuínos grãos de madeira. O interior do Mazda CX-5 2022 beneficia, ainda e a partir de agora, de uma área dedicada, na consola central, para carregamento sem fios de telefones do tipo Qi. Ao nível da bagageira, o piso reversível de duas peças e o acesso estão num mesmo nível para ajudar nas operações de carga e descarga. Os modelos de nível Newground contam com um tapete de bagageira com um lado resistente à água.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

A atualizada gama de sistemas de segurança i-Activsense do Mazda CX-5 passará a incluir, a partir desta geração 2022, a tecnologia Cruising & Traffic Support (CTS). O sistema CTS diminui os níveis de fadiga do condutor, ajudando-o nas acelerações, travagens e mudança de direção em situações de engarrafamentos. Por fim, os Adaptive LED Headlights (ALH) também evoluíram, para uma distribuição mais refinada da luminosidade. As sucessivas atualizações e evoluções de conteúdos que têm vindo a ser integrados em todas as vertentes do modelo levaram o CX-5 a crescer em importância, tornando-se num modelo fulcral da gama, hoje representando cerca de 21% das vendas anuais da Mazda na Europa.

Percorra a galeria e veja mais fotos do Mazda CX-5.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados