Artigo de Equipa Automundo
24-01-2022

O Mazda2 Hybrid é um modelo 100% híbrido, em que se combina um motor a gasolina de três cilindros, com uma cilindrada de 1490 cc e uma potência de 93 CV/68 kW, com um motor elétrico de 59 kW, numa potência combinada do sistema de 116 CV/85 kW. A nova proposta híbrida da Mazda acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 175 km/h, registando consumos de combustível de apenas 4,0-3,8 l/100 km, e emissões de CO2 de apenas 93-87 g/km (dependendo das dimensões das jantes: 16″ ou 15″; ciclo combinado WLTP).

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

Aquando do arranque, o veículo funciona automaticamente em modo EV (100% elétrico), oferecendo, em ambientes urbanos, um andamento suave, contínuo e silencioso, num motor elétrico com zero emissões de CO2, NOx e partículas. Numa condução normal, o fornecimento de potência é repartido entre o motor a gasolina e o motor elétrico, de forma a proporcionar um desempenho otimizado e a melhor eficiência de combustível. Durante a desaceleração e travagem, a energia cinética é recuperada como energia elétrica, para armazenamento na bateria de elevado desempenho. O nível de potência da bateria é constantemente gerido através de um gerador acionado pelo motor, eliminando, assim, a necessidade de recarregar o sistema a partir de uma fonte externa.

Mazda lança o seu primeiro modelo 100% híbrido

Embora seja um veículo compacto do segmento B, a generosa distância entre eixos (2.560 mm) do novo Mazda2 Hybrid proporciona espaço, habitabilidade e conforto para quatro adultos, bem como 286 litros de espaço para bagagem. Estará disponível em toda a Europa em três versões: Mazda2 Hybrid Pure, Mazda2 Hybrid Agile e Mazda2 Hybrid Select. Para além disso, nos testes de colisão e segurança passiva realizados pela Euro NCAP2, o Mazda Hybrid regista a classificação máxima de cinco estrelas, garantindo os maiores níveis de segurança aos seus ocupantes. O novo Mazda2 Hybrid representa o mais recente resultado da já longa colaboração entre a Mazda Motor Corporation (MMC) e a Toyota Motor Corporation (TMC). Trata-se de um modelo OEM3 fornecido pela Toyota Motor Europe, subsidiária integralmente detida pela TMC, e será integrado na gama europeia do Mazda2 como um modelo Mazda.

Veja também: Suzuki Jimny, até ao fim do mundo e mais além

Trata-se de um modelo de elevada importância e significado para a Mazda, nomeadamente no contexto do compromisso assumido pela marca em cumprir os objetivos estabelecidos no documento “Sustainable Zoom-Zoom 2030”, o qual reflete a sua visão a longo prazo em termos de desenvolvimento tecnológico. Mais especificamente, este compromisso – em conformidade com o Acordo de Paris – tem como objetivo alcançar uma redução de 50% nas emissões médias de CO2 do produtor ao consumidor (well-to-wheel) da marca até 2030, através do constante aumento da eletrificação da sua gama e, assim, alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados