Artigo de Equipa Automundo
18-07-2022

Primeiro veículo de produção 100% eléctrico da Mazda, o MX-30, foi alvo de um upgrade. A geração de 2022 está já disponível para encomenda, para que em julho chegue à Rede de Concessionários essas primeiras unidades, num processo transversal ao mercado europeu. Destaque nesta evolução é a melhor prestação nas vertentes do carregamento e dos equipamentos inerentes ao processo, bem como em melhorias na sonoridade da mecânica 100% eléctrica e novas opções de cores do MX-30, tanto no exterior como nos acabamentos interiores, numa gama que em Portugal se passa a compor de quatro níveis: Prime-Line, Exclusive-Line, Advantage e Makoto.

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Os upgrades técnicos integrados no Mazda MX-30 tornam ainda mais fácil a sua utilização, num BEV2 que passa, a partir de agora, a suportar o carregamento AC trifásico de 11 kW. O carregamento rápido DC também foi melhorado, através do aumento de carga máxima que o veículo pode aceitar, de 40 para 50 kW, permitindo uma redução para apenas 26 minutos, dos tempos de carregamento rápido DC, cerca de 10 minutos menos do que na anterior versão3. A sonoridade do MX-30 eléctrico ajuda os condutores a reconhecer, no seu subconsciente, a quantidade de binário gerada pelo motor eléctrico, automóvel cuja frequência sonora foi também otimizada, conjugando-se com os demais sons que são ouvidos em circulação, como as rodas e o ruído do vento, permitindo aos condutores reconhecer o volume de binário de uma forma natural, de modo a que a sonoridade não se torne invulgar.

Mazda MX-30 2022 com mais substância e estilo

Em complemento aos esquemas de cores interiores Modern Confidence (de base branca) e Industrial Vintage (castanha) disponíveis até à data, o MX-30 de 2022 introduz uma nova especificação Urban Expression, de base preta, para um estilo mais vincado ao seu design. Esse novo interior integralmente preto é pontuado por detalhes em cinzento e em branco nos estofos em tecido, do tipo ganga, bem como pela adopção de cortiça castanho-escura na consola e nas pegas e guarnições das portas.

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Em termos de carroçaria, a palete passa a contemplar um tom sólido e quatro cores metalizadas, a que se juntam quatro composições Multi-Tone, sendo aqui as novidades maiores os tons Jet Black e Zircon Sand, cor recentemente integrada noutros modelos da gama Mazda. Este bege natural inspirado na areia de zircónio reflete a herança da Mazda no domínio do fabrico de moldes de fundição, podendo ser conjugada com a cor preta, aplicada nos arcos que ligam os pilares A e C e ao tejadilho, completando-se o conjunto com o novo interior Urban Expression. Outro dos esquemas Multi-Tone permite a adopção integral da cor Jet Black na totalidade da carroçaria, proposta também associada ao novo acabamento interior. Fruto do sucesso desde o seu lançamento, mantém-se na palete Multi-Tone o popular Soul Red Crystal, tonalidade que pode, a partir de agora, também ver-se conjugada com o tejadilho/arco dos pilares em preto, criando um visual mais desportivo.

A Geração 2022 do Mazda MX-30 em Portugal

Fruto do sucesso registado nos quase dois anos de comercialização em Portugal, a gama 2022 do Mazda MX-30 vê-se agora enriquecida, passando a contemplar 4 níveis de equipamento: Prime-Line e Exclusive-Line, de características mais simples; Advantage, uma continuidade da versão especial lançada há um ano, passível de complementar com um dos interiores Modern Confidence ou Industrial Vintage; e, por fim, o novo topo de gama Makoto, que para além do atrás exposto pode ser configurado com o novo interior Urban Expression e com os packs Premium e Sunroof.

Mecanicamente não se registam alterações no propulsor e-Skyactiv, tecnologia que combina um motor 100% eléctrico e uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, gerando uma potência máxima de 107 KW / 145 cv e um binário máximo de 270,9 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 9,7 segundos, para um consumo energético que passa agora a ser de 17,9 kWh/100 km, mantendo-se naturalmente nulo o valor de emissões de CO2. Também a autonomia se mantém nos 200 km, extensível aos 265 km em ambiente urbano, superior à média de 48 km que os clientes europeus percorrem no seu quotidiano4 (valores combinados, WLTP5).

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Exteriormente e espelhando a renovada interpretação do design Kodo, o Mazda MX-30 destaca-se, entre outros, pelas portas Freestyle, de abertura oposta e abdicando do pilar central, subjacente ao conceito ‘Human Modern’ que se alastra ao habitáculo, que integra uma consola central flutuante com um touchscreen de controlo do sistema de ar condicionado. Como elemento diferenciador mantêm-se os pormenores em cortiça portuguesa, material projectado para minimizar o impacto ambiental do conjunto, à semelhança dos forros das portas, concebidos a partir de fibras obtidas da reciclagem de garrafas plásticas. Acrescenta-se uma ampla gama de funções i-Activsense adaptadas à temática eléctrica, para uma excelente performance, nomeadamente ao nível da segurança.

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