Artigo de João Isaac
13-05-2019

Para a Mazda, há ainda muito potencial a ser extraído do motor de combustão interna. Isto porque numa apresentação de resultados comerciais a Mazda revelou que se prepara para lançar dois novos motores de seis cilindros. Não foram muitos os pormenores divulgados, mas sabe-se que um fará parte da nova geração de motores Diesel, Skyactiv-D. O segundo motor, a gasolina, contará com a tecnologia SCCI – Spark Controlled Compression Ignition. Este desenvolvimento tecnológico junta à combustão da gasolina os benefícios dos propulsores Diesel.

Leia ainda: Grandland X Hybrid4 é o novo topo de gama dos SUV da Opel

O custo de desenvolvimento de um novo motor de seis cilindros é elevado. A Toyota assumiu isso mesmo ao revelar que não o ia fazer para o lançamento do seu novo Supra. Por oposição, a Mazda, um construtor de expressão bem mais reduzida, vai mesmo avançar com os novos motores com esta arquitetura. Normalmente associados aos segmentos premium, os motores de seis cilindros em linha são muito valorizados pelo seu equilíbrio, suavidade e nobreza de funcionamento. Este é mais um passo na estratégia da marca de Hiroshima para se aproximar dos construtores premium.

Eletrificação dos motores de seis cilindros nos planos

Nesta mesma apresentação, a marca assumiu também que está a desenvolver uma nova plataforma. Destina-se, tal como os novos motores, aos modelos da família “large architecture”. Tudo indica que contará com versões de tração traseira, bem como com outras de tração integral. A eletrificação está garantida não só pelas versões mild-hybrid de 48 V, como também pela configuração plug-in.

Resta saber a totalidade do plano da Mazda para tão importantes novidades. Serão estes novos desenvolvimentos aplicados na próxima geração do familiar 6? Ou está nos planos da marca o lançamento de um modelo de gama superior, como um desportivo de tração traseira inspirado no concept Vision Coupe? Outra questão que não tem ainda resposta por parte dos responsáveis da Mazda é se os novos motores de seis cilindros em linha vêm mesmo para a Europa ou se se destinam, por exemplo, ao mercado norte americano.

Percorra a galeria e veja as imagens do Vision Coupe Concept.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados