McLaren Elva, o roadster sem para-brisas que tem mais de 800 cavalos
O novo McLaren Elva está equipado com um V8 que debita 815 cv. O design foi inspirado nos veículos de competição da marca nos anos 60, daí não ter... para-brisas.
A McLaren apresentou o novo Elva, um superdesportivo que se junta ao P1, Senna e Speedtail no topo da gama da marca britânica. Este modelo da Ultimate Series presta tributo aos antepassados, mais especificamente ao carro de competição McLaren-Elva M1A dos anos 60. Para impulsionar o novo supercarro, o fabricante escolheu o motor 4.0 litros bi-turbo V8, acoplado à caixa automática de sete velocidades, que debita 815 cv. Assim, consegue acelerar dos 0 aos 100, de acordo com a marca, em menos de três segundos, enquanto dos 0 aos 200 km/h demora 6,7 segundos. Ou seja, estes números são ainda melhores do que o Senna.
McLaren Elva tem uma aerodinâmica impressionante
Tal como mostram a imagens, o clássico M1A não tinha vidros, logo, a McLaren manteve esse detalhe no novo Elva. Contudo, os ocupantes podem estar descansados porque o fabricante britânico desenvolveu o Active Air Management System (AAMS). Este sistema, ativado automaticamente, guia o fluxo de ar através da entrada no “nariz” do veículo que vai depois sair pela abertura no capot.
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Deste modo, a McLaren afirma que o ar é canalizado por cima dos habitáculo, criando uma espécie de “bolha” protetora à volta dos passageiros. No entanto, para quem goste de um pouco mais de proteção, existe um para-brisas como opcional. Quando o veículo se encontra a baixas velocidades, o ar que circula serve também para baixar a temperatura do motor, melhorando assim a eficiência.
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Por fim, este McLaren Elva está limitado a apenas 399 unidades, algo que deve agradar aos colecionadores. Contudo, o preço ronda os 1.6 milhões de euros, tornando-o num veículo para um público muito específico. As primeiras entregas estão previstas para o fim de 2020.