Artigo de Guilherme André
07-01-2020

A Mercedes-Benz aproveitou o CES em Las Vegas, Estados Unidos da América, para apresentar um concept que parece vindo do futuro. Este salão é conhecido por várias novidades do mundo da tecnologia, logo é local indicado para este tipo de veículos. Para criar o Vision AVTR, o fabricante alemão contou com a ajuda da equipa que criou o filme de ficção-científica de James Cameron, Avatar.

Leia ainda: Lamborghini Huracán Evo recebe versão para os condutores mais puristas

Na apresentação, Ola Källenius, chefe da Mercedes-Benz, foi acompanhado por Cameron e os membros mais importantes da equipa de Avatar. No entanto, de ressalvar que este Vision AVTR não vai dar origem a um carro. O objetivo é mostrar do que os engenheiros e designers são capazes de fazer num futuro ainda distante.

Veja o vídeo:

Mercedes-Benz mostrou novas soluções aerodinâmicas com este concept

Para além do carácter visual, a Mercedes-Benz aproveitou para mostrar novas soluções aerodinâmicas. Falamos dos 33 “flaps” individuais que equipa a secção traseira. Estes vão ajustando-se conforme a condução. Já os pneus convencionais foram substituídos por uns esféricos que ajudam a evitar as perturbações da estrada. Este concept tem ainda uma capacidade que é útil para estacionar. O Vision AVTR consegue andar de lado até 30 graus devido à possibilidade dos dois eixos conseguirem rodas as rodas em direções opostas.

Veja também: Nio EC6 é um novo SUV coupé chinês totalmente elétrico

No interior, a Mercedes destaca a interação do condutor com o carro. Assim, está equipado com um sistema de holograma e tecnologia de condução autónoma. Com isto, o veículo não necessita de ter volante ou controlos tradicionais. O visual do “painel de instrumentos” tem influência nas formas da ondas e flores, de acordo com o chefe de design interior da marca, Hartmut Sinkwitz. Por fim, o Mercedes-Benz Vision AVTR é impulsionado um motor elétrico. Este é alimentado por uma bateria orgânica.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e conheça o Vision AVTR.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados