Artigo de João Isaac
27-11-2019

O Michelin MX, uma das linhas de pneus mais emblemáticas da marca, volta à produção com o objetivo de equipar o mítico Seat 600. Em meados da década de 90, vários foram os fabricantes que deixaram de produzir a medida de pneu 145 R 12. Assim, eram cada vez menos as opções para os ainda muitos colecionadores do clássico espanhol.

Leia ainda: Segunda Circular vai ser repavimentada em 2020

Estima-se que ainda circulem cerca de 10 mil unidades, cujos proprietários que podem agora recorrer ao renascido Michelin MX para calçar o seu adorado companheiro de quatro rodas. Muitos eram obrigados a recorrer à medida 145/80 R12, uma solução que nem sempre era aprovada na inspeção periódica obrigatória. A única solução legal tem vindo a ser utilizar o pneu original 5.20-12, uma opção cara e difícil de conseguir.

O regressado Michelin MX 145 R12 passa a ser o único pneu radial do mercado equivalente ao original. Proporciona igualmente grandes vantagens técnicas para os utilizadores do 600. São disso exemplo, a superior aderência e a melhor capacidade de travagem, bem como a melhorada estabilidade direccional. Permite ainda oferecer uma maior durabilidade e resistência à deformação por estacionamento prolongado, uma situação comum no mundo dos veículos clássicos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

O pequeno Seat 600 tornou-se num símbolo da sociedade espanhola e da sua mobilidade. Com quase 800 mil unidades fabricadas entre 1957 e 1973, e integralmente produzido na fábrica da Seat em Barcelona, o 600 deu um grande impulso à motorização de Espanha, chegando a representar mais de um terço do seu parque automóvel.

Percorra a galeria e veja as fotos do Michelin MX.

Fotos: Michelin

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados